Home  >  Cursos Livres  >  Básico em Serviços de Alimentos e Bebidas

Básico em Serviços de Alimentos e Bebidas

Este curso se propõe a capacitar o (a) aluno (a) para executar técnicas de serviço em alimentos e bebidas, de acordo com as regras de cada modalidade.


Carga horária: 16 horas


Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Curso Livre
<br>Básico em Serviços de Alimentos e Bebidas

Mercado de Trabalho

Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sinaliza que cerca de 25% da renda do brasileiro é gasta com alimentação fora do lar. Além disso, segundo estudo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) o mercado de gastronomia cresce mais de 10% ao ano, nos últimos anos.

Os dados denotam que o setor de alimentação, que já possui grande representatividade na economia brasileira, deve continuar crescendo. Os estabelecimentos de alimentação, devido à crescente demanda e também crescente concorrência, necessitam de profissionais qualificados para atuarem no atendimento e serviço de clientes, que se mostram cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem e ao serviço que lhes é prestado. Apesar de existirem várias formas de servir, os principais aspectos de um bom serviço estão baseados em técnicas e regras.

Público-alvo

Interessados em atuar na área de hospitalidade, turismo e alimentação.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.


Programa

- Materiais de sala/salão: móveis, enxovais e utensílios.
- Mise en place: definição e aplicabilidade.
- Modalidades de Serviços de Alimentos: americano, à inglesa, à francesa, table d`hotê, à russa e empratado.
- Serviços de Bebidas: regras, temperatura e utensílios para os diversos tipos de bebidas (vinhos, cervejas, destilados, cafés e chás).
- Serviços de Alimentos e Bebidas em eventos: banquetes e jantares formais, coquetéis, café da manhã, brunch e coffee break, jantares/almoços de negócios, festas e eventos sociais (casamentos, aniversários, bodas).

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.