Home  >  Cursos Livres  >  Gestão de Conflitos nas Organizações

Gestão de Conflitos nas Organizações

Este curso tem como objetivo promover a construção de conhecimentos relativos a gestão de conflitos no ambiente de trabalho, visando otimizar o clima organizacional e o desempenho das equipes de trabalho.


Carga horária: 24 horas


Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Escolaridade mínima: ensino médio completo
conflitosgestao

Mercado de Trabalho

As relações interpessoais no ambiente de trabalho constituem um desafio presente no cotidiano das empresas. No cenário atual, no qual recursos materiais e novas tecnologias não são mais o diferencial das empresas uma vez que estão cada vez mais acessíveis, o capital humano torna-se o diferencial e uma possível vantagem competitiva.
Diante deste cenário, equipes precisam estar engajadas e motivadas contribuindo assim com o resultado da empresa. Para que isso ocorra, a gestão e o ambiente precisam ser propícios para o desempenho das atividades e da colaboração entre as equipes possibilitando a gestão de conflitos que possam surgir no ambiente de trabalho.

Público-alvo

Para profissionais de diversas áreas que buscam gerenciar conflitos existentes no ambiente de trabalho possibilitando um melhor resultado em suas atividades profissionais.

Método

Entre as estratégias previstas para este curso estão:
- Simulações: os alunos poderão simular algumas situações relativas aos temas tratados. A simulação permite ao aluno se colocar dentro do tema tratado e vivenciar como faria ou resolveria o problema ou situação.
- Discussão de casos e debates: nestes momentos os alunos interagem com outros pontos de vista e experiências, possibilitando o aprendizado e a análise e construção coletiva de uma resposta a determinada situação. Os casos sempre tratam de situações vivenciadas em ambientes de trabalho.
- Atividades em grupo: muitas das atividades são realizadas em grupos para que haja desenvolvimento não só do tema tratado, mas também da percepção da importância do trabalho em equipe e da colaboração e negociação.
- Vídeos: os alunos em momentos do curso têm a oportunidade de assistir a trechos e de filmes e conversar com os colegas sobre suas percepções e relações que estabelece do filme com o tema estudado em sala de aula.
- Exposição dialogada: momento em que o docente apresenta temas em sala de aula dialogando com os alunos aproveitando as experiências já vivenciadas e os conhecimentos prévios dos mesmos.


Programa

- Elementos e barreiras da comunicação.
- Comunicação verbal e não verbal.
- Comunicação assertiva: conceito, elementos, importância e técnicas.
- Cultura e clima organizacional.
- Relacionamento interpessoal no trabalho.
- Natureza dos conflitos: quanto aos comportamentos; quanto aos contrários e quanto aos momentos de ação.
- Tipos de conflitos: latente, percebido, sentido, manifesto.
- Níveis dos conflitos: organizacional, intergrupal, interpessoal, intragrupal.
- Estilos de gestão de conflitos nas organizações: Competição - ganha-perde; Colaboração - ganha-ganha; Acomodação - perde-ganha; Evitar - perde-perde; Compromisso - perde-perde.
- Estratégias para gestão de conflitos nas organizações: mediação, coaching, negociação, arbitragem e conciliação.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.