Cursos Livres

Provisórios Reforçados e Caracterizados

Este curso aperfeiçoa profissionais nas etapas de elaboração de próteses provisórias adequadas ao padrão anatômico individual, visando à reabilitação da função mastigatória e da estética, focando em sua caracterização e reforço.
O curso é rápido e dinâmico e prepara o aluno para atuar, com excelência, em cada uma das seguintes etapas: esculpir em cera a coroa dental, reconstruindo-a de acordo com os princípios de anatomia e de oclusão com base em cada modelo de trabalho; moldar o enceramento, utilizando material adequado para criar um gabarito preciso do padrão de cera; posicionar o reforço de forma apropriada ao material a ser utilizado, aplicando os procedimentos adequados, a fim de assegurar a resistência da peça; aplicar a resina, utilizando as técnicas indicadas para obter a maior naturalidade e harmonia possíveis, considerando as características estéticas dos dentes do paciente; realizar o acabamento e o polimento final da prótese, fazendo os devidos ajustes para garantir a melhor adaptação dos dentes e seu equilíbrio estético.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato tenha conhecimentos de anatomia e escultura dental ou tenha experiência laboratorial em prótese dentária.

Para participar do curso, o candidato deve providenciar os itens descritos na Lista de Materiais, detalhada no campo Informações do Curso.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Mulher sorrindo

Mercado de Trabalho

Na odontologia, a prótese é uma especialidade que está em constante transformação, seja pela evolução dos equipamentos e materiais ou para atender a um público cada vez mais exigente. Todas essas mudanças geram a necessidade, por parte do profissional, de ampliar seus conhecimentos.
Para se manter inserido no mercado, o profissional da área de prótese precisa lançar mão de novas técnicas que atendam às expectativas e necessidades dos clientes.
Este curso traz ao profissional da área da prótese instrumentos para se diferenciar da concorrência, já que trata de um dos passos mais importantes na confecção de uma prótese parcial fixa, que muitas vezes é negligenciado.


Público-alvo

Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária (formados ou em processo de formação) e auxiliares de laboratório de prótese dentária.

Método

Neste curso, o aluno vivencia as etapas de confecção de provisórios e a solução de problemas relacionados com o processo de trabalho desse segmento. Serão realizadas demonstrações e aplicações práticas das técnicas de enceramento, moldagem, prensagem e acabamento da resina, relacionadas à confecção de provisórios. Serão utilizadas também exposições dialogadas, mostrando casos clínicos com o intuito de aprofundar a discussão sobre planejamento, sucessos e insucessos do dia a dia.
Cada participante executará uma prótese provisória (planejamento ao polimento).


Programa

- Conhecimentos básicos de anatomia dental;
- Princípios de oclusão;
- Planejamento: indicação correta dos materiais de acordo com as necessidades do cliente;
- Etapas do processo de confecção de provisórios.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

Para participar do curso, o aluno precisa providenciar materiais que serão utilizados nas atividades em laboratório. Para mais informações, consulte a unidade ofertante.

Lista de Materiais

- Caderno e caneta ou lápis/lapiseira para anotações;
- Avental branco de manga longa, óculos e máscara de proteção;
- Instrumentos para escultura em cera de uso habitual como: gotejador de cera de ponta fina, Lecron, Hollemback, escova de dente de cerdas finas para limpeza e acabamento;
- Instrumentos para manipulação e aplicação de resinas (rápida e foto) de uso habitual como: espátula para resina foto, espátulas nº 7 e nº 36, pincel para resina, pincel nº 0, pincel nº 1;
- Instrumentos para acabamento de resina acrílica de uso habitual como: brocas de tungstênio, brocas de carbide esférica nº 1 e nº3, broca de carbide de fissura nº 699, mandril para lixa, lixas nº 180 e nº 400;
- Pinça hemostática;
- Potes Dappen (quantidade: 3)
- 1 pincel para isolante;
- Conta gotas ou pipeta;
- Cera p/ escultura de cor clara;
- Cera branca;
- Lapiseira 0,5mm.

Observação: caso haja necessidade de outros instrumentais específicos, os alunos serão informados pela unidade.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso provisórios reforçados e caracterizados sp, curso provisórios reforçados e caracterizados do senac, elaboração de próteses provisórias, prótese provisória, prótese dentária, anatomia dental, escultura dental, confecção de prótese fixa, técnicas de enceramento de resina, confecção de provisórios, princípios de oclusão, Senac.