Home  >  Cursos Livres  >  Certificação Linux LPI Nível 1 - LPIC1

Certificação Linux LPI Nível 1 - LPIC1

Capacitar os alunos a trabalharem com o sistema operacional Linux com linhas de comando, executar tarefas de manutenção, como ajudar a usuários externos, adicionar usuários, gerenciar arquivos e processos, shutdown e reboot. O curso capacita também os alunos a instalarem e configurarem workstations, além de conectar redes LAN ou no modo stand-alone.
Este curso é preparatório para os exames LPI 101 e 102, que compõem a Certificação LPI Nível 1 - LPIC1.


Carga horária: 80 horas


Pré-requisito
É desejável que os alunos possuam conhecimentos básicos em Windows ou Linux, como gerenciamento de arquivos e pastas, instalação e desinstalação de programas, edição de textos, planilhas e apresentações.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Mulher utilizando notebook em escritório

Mercado de Trabalho

O profissional que trabalha com Linux pode ingressar no mercado de trabalho de diversas formas, pois existem atuações profissionais distintas dentro da linguagem open source.

Existem outros motivos para o especialista em Linux ser muito procurado pelas grandes empresas, um deles é a estabilidade e a segurança que o ambiente Linux proporciona. Além disso, como é um sistema open source, isto é, aberto e livre, pode ser modificado ou customizado. Outra vantagem que o sistema oferece é a resolução de falhas e de problemas de segurança do sistema de forma compartilhada por toda a comunidade Linux, uma vez que todos se responsabilizam, tanto em resolver o problema, quanto em compartilhar a solução para que nada seja perdido ou invadido.

O certificado inicial em Linux pode ser um diferencial para conseguir uma vaga ou aumento de salário, mostrando que o profissional se qualificou e que sabe trabalhar com a tecnologia em questão.

O profissional certificado poderá trabalhar em ambientes de computação que usam Linux como sistema operacional de clientes/servidores em um ambiente corporativo, dando suporte, implementando e administrando qualquer máquina cliente/servidor em um ambiente Linux.


Público-alvo

Estudantes e profissionais de TI que queiram aprimorar seus conhecimentos e possuir uma certificação Linux.

Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 2 alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.


Programa

LPI 101
- Arquitetura de sistema
- Instalação do Linux e administração de pacotes
- Comandos GNU e Unix
- Dispositivos, sistemas de arquivos Linux e hierarquia padrão de sistema de arquivos - FHS


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.