Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Radiologia

Técnico em Radiologia

Este curso tem como objetivo habilitar o aluno para atuar na aquisição, processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais, no posicionamento dos pacientes submetidos a exames radiográficos, bem como na correta aplicação das normas de biossegurança e de proteção radiológica.

Diferenciais: moderno Laboratório de Radiologia equipamento com equipamentos de raios-X convencional e mamógrafo digital, ambos acoplados ao sistema digital CR, sistema de aquisição e digitalização de imagens radiográficas, sistema de revelação automática, Phantoms para exposições e aquisições radiográficas, utilizados na simulação da prática profissional, Workstation para manipulação e tratamento de imagens digitais, com software de última geração em pós-processamento, equipamentos radiométricos como Geiger-Muller, Rede PACS.

Durante o curso, o aluno participará do estágio supervisionado, para que possa desenvolver suas competências e se aproxime do contexto real da profissão.

Este curso tem previsão de recesso escolar de 16 dias em janeiro, 16 dias em julho e 7 dias em dezembro (períodos sujeitos a alterações). As datas serão informadas pela coordenação do curso.
Carga horária: 1600 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Técnico em Radiologia

Mercado de Trabalho

Panorama de mercado
O setor de radiodiagnóstico é considerado uma área estratégica dentro do sistema de saúde. A especialidade tem papel essencial na detecção e diagnósticos precoces das doenças, potencializando significativamente o impacto do tratamento e a sobrevida de pacientes. A constante evolução tecnológica é extremamente importante para a modernização e o desenvolvimento de equipamentos de radiodiagnóstico. Nesse sentido, é imprescindível a formação de profissionais qualificados pautada na excelência da prestação desses serviços à população.

Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Radiologia poderá atuar em serviços de diagnóstico por imagens, hospitais e clínicas radiológicas, sob a supervisão de médicos radiologistas. Esse profissional também poderá participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia.

Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 30/2019 de 24/09/2019 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo

Público-alvo

Egressos do ensino médio, que tem interesse em uma formação técnica na área da saúde.

Método

O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno vivenciar contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa na busca de soluções para os desafios da vida profissional.

Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, proposições de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, vivências em laboratório, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.


Estágio

O estágio é um contexto de ensino-aprendizagem que promove o efetivo exercício profissional e caracteriza uma condição privilegiada de integração e consolidação das competências a serem desenvolvidas.

No presente curso, o Estágio é obrigatório, atendendo aos dispositivos da Lei do Estágio 11.788/2008 e da Resolução CONTER 10/2011.

De acordo com a disposição do CONTER, a carga horária do Estágio Profissional Supervisionado deverá ser de, no mínimo, 400 horas e a jornada do Estágio Profissional Supervisionado não poderá ultrapassar 24 horas semanais.

O estágio será realizado em serviços de diagnóstico por imagem que ofereçam as condições necessárias ao cumprimento de sua função educativa, de maneira a evitar situações em que os alunos sejam compelidos a assumir responsabilidades de profissionais já habilitados.

Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Radiologia, com validade nacional.


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso