Trabalhe Conosco
EVENTOS
Atendimentos de Podologia
Atendimentos de Massoterapia
Exposições Comemorativas dos 25 Anos de Ensino Superior
Exposição: Universo Urbano - Visca, ilustrações editoriais
Atendimentos de Acupuntura
Atendimentos: Manicure e Pedicure
Atendimentos de Reflexologia
Atendimentos de Massoterapia
Ver outros eventos
Cursos Livres

 

Assessoria de Imprensa

Objetivo
Capacitar o aluno a atuar como assessor de imprensa para um determinado produto, marca, evento ou personalidade (assessorado), identificando temas e elaborando conteúdos jornalísticos que possam despertar o interesse da mídia (veículos de comunicação). O curso apresenta as ferramentas e técnicas desta atividade e aborda como um planejamento de comunicação é utilizado em prol do fortalecimento da imagem do assessorado.

Público-alvo
Graduados e graduandos em qualquer área do conhecimento. Empresários, executivos, assessores de imprensa de empresas privadas, órgãos públicos e personalidades.

Diferenciais
Além de apresentar as técnicas e ferramentas da assessoria de imprensa, o curso discute como este profissional articula suas funções com as outras áreas da comunicação, de forma integrada. Oferece visão ampla sobre seu campo de atuação, ética e relacionamento com o assessorado e com grupos de poder (político, econômico e imprensa), além de identificar o perfil exigido para o exercício desta atividade.

(Carga horária: 30 horas)
  Mercado de Trabalho
Atuação
O assessor de imprensa pode atuar como autônomo ou integrando equipes em empresas e agências de comunicação.

Panorama
Assessoria de imprensa é a atividade da comunicação responsável por tornar conhecido um determinado produto, marca, evento ou personalidade. Uma das principais funções do assessor é buscar espaços nos veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, redes sociais etc.) para divulgar as iniciativas promovidas por seu cliente (assessorado). Por exemplo, quando uma empresa lança um produto, o assessor faz um trabalho de divulgação para que esta informação seja publicada nos veículos em forma de notícia. Porém, para que isso aconteça, é necessário que a ação (lançamento do produto) tenha relevância, esteja adequada à linha editorial do veículo (como economia, cultura, política etc.) e, com a ajuda do assessor, desperte o interesse dos jornalistas dos veículos, que decidem os assuntos (pautas) que serão trabalhados.

No ambiente altamente competitivo das empresas, o trabalho do assessor de imprensa é fundamental e estratégico. Junto com outras atividades de comunicação (publicidade, propaganda, marketing etc.), é ele que define a imagem como o assessorado será visto por diversos públicos e por toda a sociedade. Por ser uma ocupação de alta responsabilidade, o mercado exige deste profissional uma excelente qualificação, para que esteja apto a desenvolver planejamentos de comunicação, enxergar oportunidades de divulgação e projeção de imagem de seu cliente e também administrar crises e conflitos que envolvam seu nome.
  Pré-requisito e público-alvo
Ter conhecimentos na área de comunicação.
  Método
Simulações que levem o aluno desempenhar o papel de um assessor de imprensa, elaborando planos de comunicação integrada, comunicação interna, textos jornalísticos para a mídia e gerenciamento de crises, utilizando ferramentas disponíveis e melhor indicadas a estas situações. As aulas estão alicerçadas em conteúdo teórico com o apoio de slides, discussões em grupo e plenária, apresentação de problemas e vivências práticas.
  Programa
- Identificação e definição das ferramentas da assessoria de imprensa.
- Técnicas e linguagens das ferramentas de assessoria de imprensa.
- Identificação da demanda do assessorado, mapeando pontos fortes que possam despertar o interesse da mídia.
- Desenvolvimento das estratégias de comunicação de acordo com o diagnóstico e objetivo do assessorado.
- Reconhecimento das mídias de interesse para projeção da informação.
- Estruturação do planejamento de comunicação integrada: interna (colaboradores) e externa (mídia, fornecedores e comunidade).
- Gerenciamento de crises: como agir em situações que possam comprometer a imagem do assessorado.
- Media Training: orientação para executivos no atendimento às solicitações da imprensa.
- Elaboração de comunicações empresariais e redações jornalísticas.
  Certificação
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
  Documentos para Matrícula
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
Matrículas abertas nas unidades
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários e faça sua inscrição online. Ou clique aqui para ver outras unidades que oferecem o curso e registrar seu interesse pelas próximas turmas.
  Unidades do Senac
 
Tags
curso de assessoria de imprensa, curso para assessor de imprensa, plano de comunicação integrada, plano integrado de comunicação, gerenciamento de crise, administração de crise, curso de media training, Senac.

INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.