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Pós-Graduação

Negócios da Moda: gestão, marca e coleção

Formato: presencial

Objetivo:
Esta pós-graduação prepara o profissional para a gestão de negócios da moda, com visão integrada dos processos ligados à cadeia de produção, desenvolvimento de coleções, compra, venda, marketing e liderança. O especialista potencializa a eficácia do negócio, aplicando ferramentas de gestão para facilitar as relações e a interdependência entre os diferentes setores da organização.

O curso articula fundamentos de cultura e economia, informações sobre a evolução de políticas e ferramentas de gestão e comunicação para o setor, princípios específicos sobre produtos e a natureza dos negócios de moda. Assim, seja gerindo o próprio negócio, seja prestando serviços para empresas, o especialista estará apto a atuar de forma estratégica para garantir a qualidade dos processos e o bom desempenho das equipes e produtos.

Carga horária: 366 horas

As mudanças do setor nas últimas três décadas, com a abertura do mercado brasileiro para as importações, requerem um posicionamento estratégico das empresas para lidar com os efeitos dessa alta competitividade. A organização do mundo da moda ganhou complexidade, com diferentes frentes de atuação, demandando por profissionais que aliem conhecimento amplo e profundo da área a repertórios de gestão e visão estratégica de negócios.

Historicamente, empresas brasileiras do setor são gerenciadas por profissionais de moda e design sem formação administrativa ou, ao contrário, por administradores sem visão do universo da moda. Especialistas com competências em diagnóstico, liderança e mudanças organizacionais garantem uma posição competitiva nesse cenário, colocando o Brasil como um dos polos mundiais e produtores da cadeia têxtil e de moda.

Profissionais com esse perfil podem atuar em confecções de segmentos como vestuário, cama, mesa e banho, calçados, acessórios e indústrias têxteis e de fiação, ou ainda no varejo, em lojas de departamentos, magazines, hipermercados, redes de lojas e franquias.

Profissionais graduados em diferentes áreas, como administração, marketing, moda, design de produto e de moda.
Cultura de Moda Contemporânea
Aborda o papel da Moda na cultura contemporânea, expõe a forma como ela se organiza, analisa o papel dos eventos do setor e discute os processos de fundamentação e de difusão das orientações sazonais. Proporciona recursos para a compreensão da Moda como expressão de valores e estilos de vida e promove a ampliação do repertório de pesquisa e de estratégias de negócios identificando as interrelações da Moda com outros campos de conhecimento.
Moda e Economia
Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macroambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.
Moda e Comportamento de Consumo
Aborda os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor.
Moda: Políticas e Estratégias de Negócios
Analisa as políticas, visões e ferramentas estratégicas de inovação que influenciam os negócios da Moda. Explora as possibilidades da Economia Criativa e os princípios da economia sustentável, o mercado financeiro “verde”, a Gestão Ambiental (certificações, indicadores, regulação; ecoeficiência; serviços ambientais e a logística reversa). Discute os processos colaborativos e estratégias criativas como vetor de inovação e fortalecimento da marca. Introduz ao e-commerce, estratégia das empresas via internet, aborda o consumidor on-line, o marketing em negócios na Internet, com a finalidade de introduzir o aluno à evolução das políticas, estratégias e ferramentas de negócios da Moda contemporânea.
Metodologia e Projeto de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos técnicos de análise e de avaliação de resultados para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios - de acordo com a proposta do curso, contemplando o eixo de conhecimento definido pelos conceitos de Gestão, Marca e Coleção.
Marketing e Gestão Estratégica de Marca
Aborda os conceitos de negócios, estratégias organizacionais e de planejamento, classificação dos mercados e aplicação das estratégias nos ambientes de Moda. Apresenta conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM) analisa cenários, forças competitivas e os processos de identificação de oportunidades. Discute confluência e segmentação de mercado de Moda, analisa macroambiente e microambiente; a matriz PFOA, cadeia de valor e ciclo de vida dos produtos propiciando capacitação necessária para a elaboração de planejamento estratégico na construção, gestão e posicionamento de marcas na área de Moda.
Prática Profissional em Negócios da Moda
Apresenta diversas práticas profissionais ligadas aos Negócios da Moda e viabiliza o contato com profissionais atuantes no mercado. Proporciona o conhecimento efetivo das práticas na área contemplada pelo curso, a partir da oportunidade de encontro entre profissionais e estudantes. Estimula o vínculo entre prática e produção teórica, a partir de reflexões posteriores às explanações dos profissionais convidados a se apresentar.
Tecnologia de Materiais e da Confecção
Apresenta o segmento têxtil por meio da cronologia da evolução tecnológica têxtil, introduz ao conhecimento das principais fibras utilizadas pela indústria têxtil nacional e oferece noções gerais sobre couros e laminados sintéticos. Elucida as estruturas e os processos produtivos da indústria de Moda. Discute a gestão de qualidade, a tecnologia da modelagem e a aplicação de normas e leis que regulamentam as atividades do setor de Moda.
Gestão Financeira
Aborda conceitos fundamentais das organizações com base na análise dos custos fixos e variáveis, estabelecendo margens de compras e gastos aceitáveis para a estratégia de negócios da empresa. Discute instrumentos financeiros para tomada de decisão, formação de preço; custos/preços/lucros e suas variáveis; objetivos dos preços; método de custo; mark-up; ponto de equilíbrio, estratégias de preço; preço geográfico; orçamento quantitativo comercial; controladoria; investimentos em instalações e maquinários; tipos de mercados e estabelecimento de preços considerando a demanda. Propõe planejamento e programação de vendas, chegando aos resultados necessários para futuros investimentos ou mesmo para redução das projeções de crescimento.
Gestão do Varejo
Discute os pressupostos básicos das operações de venda, analisa os sistemas de informação de vendas, a formatação do melhor mix entre clientes, produtos e território, o relacionamento comercial como fator crítico de sucesso. Aborda as promoções, as estratégias do departamento de compras, do planejamento de vendas, do cálculo dos estoques, dos giros do OTB (Open to buy), e as técnicas de negociação. Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas.
Logística em Negócios da Moda
Estuda a importância da Logística para o sucesso varejista. Aborda a escolha ideal dos pontos de vendas (GIS) e exemplifica as questões de suprimentos, armazenagem, modalidades de transporte, logística de resposta de serviços (LRS) e Supply Chain Management (SCM). Enfoca os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de produtos e materiais, bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos e as estratégias de canais de distribuição. Introduz novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo.
Gestão de Pessoas
Aborda as diferentes frentes da gestão de pessoas na sua lógica organizacional: definição do perfil do cargo recrutamento, seleção e formas de contratação, de treinamento e desenvolvimento dos profissionais que integram as diferentes equipes da cadeia. Discute as competências-chave da liderança, e a importância da motivação e da formação de equipes eficazes, com a finalidade de aumentar a produtividade, promovendo a compreensão da diversidade humana e a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho.
Gestão de Coleções
Apresenta os conceitos e princípios de inovação, as etapas de lançamento, o ciclo de vida e a análise do portfólio de produtos. Analisa o mix dos produtos dentro de coleções: produto sinalizador; classificação de produto; níveis de produtos; linhas de produtos; desenvolvimento técnico do produto; qualidade dos produtos; e posicionamento do produto. Aborda as capacitações e funções necessárias para a gestão do desenvolvimento de produtos no segmento da Moda e o relacionamento com as outras administrações, com a finalidade de preparar o especialista em Gestão de Negócios da Moda para a gestão do planejamento e desenvolvimento de coleções de produtos de Moda.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Cultura de Moda Contemporânea
Aborda o papel da Moda na cultura contemporânea, expõe a forma como ela se organiza, analisa o papel dos eventos do setor e discute os processos de fundamentação e de difusão das orientações sazonais. Proporciona recursos para a compreensão da Moda como expressão de valores e estilos de vida e promove a ampliação do repertório de pesquisa e de estratégias de negócios identificando as interrelações da Moda com outros campos de conhecimento.
Moda e Economia
Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macroambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.
Moda e Comportamento de Consumo
Aborda os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor.
Moda: Políticas e Estratégias de Negócios
Analisa as políticas, visões e ferramentas estratégicas de inovação que influenciam os negócios da Moda. Explora as possibilidades da Economia Criativa e os princípios da economia sustentável, o mercado financeiro “verde”, a Gestão Ambiental (certificações, indicadores, regulação; ecoeficiência; serviços ambientais e a logística reversa). Discute os processos colaborativos e estratégias criativas como vetor de inovação e fortalecimento da marca. Introduz ao e-commerce, estratégia das empresas via internet, aborda o consumidor on-line, o marketing em negócios na Internet, com a finalidade de introduzir o aluno à evolução das políticas, estratégias e ferramentas de negócios da Moda contemporânea.
Metodologia e Projeto de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos técnicos de análise e de avaliação de resultados para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios - de acordo com a proposta do curso, contemplando o eixo de conhecimento definido pelos conceitos de Gestão, Marca e Coleção.
Marketing e Gestão Estratégica de Marca
Aborda os conceitos de negócios, estratégias organizacionais e de planejamento, classificação dos mercados e aplicação das estratégias nos ambientes de Moda. Apresenta conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM) analisa cenários, forças competitivas e os processos de identificação de oportunidades. Discute confluência e segmentação de mercado de Moda, analisa macroambiente e microambiente; a matriz PFOA, cadeia de valor e ciclo de vida dos produtos propiciando capacitação necessária para a elaboração de planejamento estratégico na construção, gestão e posicionamento de marcas na área de Moda.
Prática Profissional em Negócios da Moda
Apresenta diversas práticas profissionais ligadas aos Negócios da Moda e viabiliza o contato com profissionais atuantes no mercado. Proporciona o conhecimento efetivo das práticas na área contemplada pelo curso, a partir da oportunidade de encontro entre profissionais e estudantes. Estimula o vínculo entre prática e produção teórica, a partir de reflexões posteriores às explanações dos profissionais convidados a se apresentar.
Tecnologia de Materiais e da Confecção
Apresenta o segmento têxtil por meio da cronologia da evolução tecnológica têxtil, introduz ao conhecimento das principais fibras utilizadas pela indústria têxtil nacional e oferece noções gerais sobre couros e laminados sintéticos. Elucida as estruturas e os processos produtivos da indústria de Moda. Discute a gestão de qualidade, a tecnologia da modelagem e a aplicação de normas e leis que regulamentam as atividades do setor de Moda.
Gestão Financeira
Aborda conceitos fundamentais das organizações com base na análise dos custos fixos e variáveis, estabelecendo margens de compras e gastos aceitáveis para a estratégia de negócios da empresa. Discute instrumentos financeiros para tomada de decisão, formação de preço; custos/preços/lucros e suas variáveis; objetivos dos preços; método de custo; mark-up; ponto de equilíbrio, estratégias de preço; preço geográfico; orçamento quantitativo comercial; controladoria; investimentos em instalações e maquinários; tipos de mercados e estabelecimento de preços considerando a demanda. Propõe planejamento e programação de vendas, chegando aos resultados necessários para futuros investimentos ou mesmo para redução das projeções de crescimento.
Gestão do Varejo
Discute os pressupostos básicos das operações de venda, analisa os sistemas de informação de vendas, a formatação do melhor mix entre clientes, produtos e território, o relacionamento comercial como fator crítico de sucesso. Aborda as promoções, as estratégias do departamento de compras, do planejamento de vendas, do cálculo dos estoques, dos giros do OTB (Open to buy), e as técnicas de negociação. Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas.
Logística em Negócios da Moda
Estuda a importância da Logística para o sucesso varejista. Aborda a escolha ideal dos pontos de vendas (GIS) e exemplifica as questões de suprimentos, armazenagem, modalidades de transporte, logística de resposta de serviços (LRS) e Supply Chain Management (SCM). Enfoca os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de produtos e materiais, bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos e as estratégias de canais de distribuição. Introduz novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo.
Gestão de Pessoas
Aborda as diferentes frentes da gestão de pessoas na sua lógica organizacional: definição do perfil do cargo recrutamento, seleção e formas de contratação, de treinamento e desenvolvimento dos profissionais que integram as diferentes equipes da cadeia. Discute as competências-chave da liderança, e a importância da motivação e da formação de equipes eficazes, com a finalidade de aumentar a produtividade, promovendo a compreensão da diversidade humana e a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho
Gestão de Coleções
Apresenta os conceitos e princípios de inovação, as etapas de lançamento, o ciclo de vida e a análise do portfólio de produtos. Analisa o mix dos produtos dentro de coleções: produto sinalizador; classificação de produto; níveis de produtos; linhas de produtos; desenvolvimento técnico do produto; qualidade dos produtos; e posicionamento do produto. Aborda as capacitações e funções necessárias para a gestão do desenvolvimento de produtos no segmento da Moda e o relacionamento com as outras administrações, com a finalidade de preparar o especialista em Gestão de Negócios da Moda para a gestão do planejamento e desenvolvimento de coleções de produtos de Moda.
 
   TOTAL
Cultura de Moda Contemporânea
Aborda o papel da Moda na cultura contemporânea, expõe a forma como ela se organiza, analisa o papel dos eventos do setor e discute os processos de fundamentação e de difusão das orientações sazonais. Proporciona recursos para a compreensão da Moda como expressão de valores e estilos de vida e promove a ampliação do repertório de pesquisa e de estratégias de negócios identificando as interrelações da Moda com outros campos de conhecimento.
Moda e Economia
Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macroambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.
Moda e Comportamento de Consumo
Aborda os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor.
Moda: Políticas e Estratégias de Negócios
Analisa as políticas, visões e ferramentas estratégicas de inovação que influenciam os negócios da Moda. Explora as possibilidades da Economia Criativa e os princípios da economia sustentável, o mercado financeiro “verde”, a Gestão Ambiental (certificações, indicadores, regulação; ecoeficiência; serviços ambientais e a logística reversa). Discute os processos colaborativos e estratégias criativas como vetor de inovação e fortalecimento da marca. Introduz ao e-commerce, estratégia das empresas via internet, aborda o consumidor on-line, o marketing em negócios na Internet, com a finalidade de introduzir o aluno à evolução das políticas, estratégias e ferramentas de negócios da Moda contemporânea.
Metodologia e Projeto de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos técnicos de análise e de avaliação de resultados para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios - de acordo com a proposta do curso, contemplando o eixo de conhecimento definido pelos conceitos de Gestão, Marca e Coleção.
Marketing e Gestão Estratégica de Marca
Aborda os conceitos de negócios, estratégias organizacionais e de planejamento, classificação dos mercados e aplicação das estratégias nos ambientes de Moda. Apresenta conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM) analisa cenários, forças competitivas e os processos de identificação de oportunidades. Discute confluência e segmentação de mercado de Moda, analisa macroambiente e microambiente; a matriz PFOA, cadeia de valor e ciclo de vida dos produtos propiciando capacitação necessária para a elaboração de planejamento estratégico na construção, gestão e posicionamento de marcas na área de Moda.
Prática Profissional em Negócios da Moda
Apresenta diversas práticas profissionais ligadas aos Negócios da Moda e viabiliza o contato com profissionais atuantes no mercado. Proporciona o conhecimento efetivo das práticas na área contemplada pelo curso, a partir da oportunidade de encontro entre profissionais e estudantes. Estimula o vínculo entre prática e produção teórica, a partir de reflexões posteriores às explanações dos profissionais convidados a se apresentar.
Tecnologia de Materiais e da Confecção
Apresenta o segmento têxtil por meio da cronologia da evolução tecnológica têxtil, introduz ao conhecimento das principais fibras utilizadas pela indústria têxtil nacional e oferece noções gerais sobre couros e laminados sintéticos. Elucida as estruturas e os processos produtivos da indústria de Moda. Discute a gestão de qualidade, a tecnologia da modelagem e a aplicação de normas e leis que regulamentam as atividades do setor de Moda.
Gestão Financeira
Aborda conceitos fundamentais das organizações com base na análise dos custos fixos e variáveis, estabelecendo margens de compras e gastos aceitáveis para a estratégia de negócios da empresa. Discute instrumentos financeiros para tomada de decisão, formação de preço; custos/preços/lucros e suas variáveis; objetivos dos preços; método de custo; mark-up; ponto de equilíbrio, estratégias de preço; preço geográfico; orçamento quantitativo comercial; controladoria; investimentos em instalações e maquinários; tipos de mercados e estabelecimento de preços considerando a demanda. Propõe planejamento e programação de vendas, chegando aos resultados necessários para futuros investimentos ou mesmo para redução das projeções de crescimento.
Gestão do Varejo.
Discute os pressupostos básicos das operações de venda, analisa os sistemas de informação de vendas, a formatação do melhor mix entre clientes, produtos e território, o relacionamento comercial como fator crítico de sucesso. Aborda as promoções, as estratégias do departamento de compras, do planejamento de vendas, do cálculo dos estoques, dos giros do OTB (Open to buy), e as técnicas de negociação. Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas.
Logística em Negócios da Moda
Estuda a importância da Logística para o sucesso varejista. Aborda a escolha ideal dos pontos de vendas (GIS) e exemplifica as questões de suprimentos, armazenagem, modalidades de transporte, logística de resposta de serviços (LRS) e Supply Chain Management (SCM). Enfoca os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de produtos e materiais, bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos e as estratégias de canais de distribuição. Introduz novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo.
Gestão de Pessoas
Aborda as diferentes frentes da gestão de pessoas na sua lógica organizacional: definição do perfil do cargo recrutamento, seleção e formas de contratação, de treinamento e desenvolvimento dos profissionais que integram as diferentes equipes da cadeia. Discute as competências-chave da liderança, e a importância da motivação e da formação de equipes eficazes, com a finalidade de aumentar a produtividade, promovendo a compreensão da diversidade humana e a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho.
Gestão de Coleções
Apresenta os conceitos e princípios de inovação, as etapas de lançamento, o ciclo de vida e a análise do portfólio de produtos. Analisa o mix dos produtos dentro de coleções: produto sinalizador; classificação de produto; níveis de produtos; linhas de produtos; desenvolvimento técnico do produto; qualidade dos produtos; e posicionamento do produto. Aborda as capacitações e funções necessárias para a gestão do desenvolvimento de produtos no segmento da Moda e o relacionamento com as outras administrações, com a finalidade de preparar o especialista em Gestão de Negócios da Moda para a gestão do planejamento e desenvolvimento de coleções de produtos de Moda.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Cultura de Moda Contemporânea
Aborda o papel da Moda na cultura contemporânea, expõe a forma como ela se organiza, analisa o papel dos eventos do setor e discute os processos de fundamentação e de difusão das orientações sazonais. Proporciona recursos para a compreensão da Moda como expressão de valores e estilos de vida e promove a ampliação do repertório de pesquisa e de estratégias de negócios identificando as interrelações da Moda com outros campos de conhecimento.
Moda e Economia
Fundamenta os princípios da economia da Moda global, apresenta os diferentes negócios e mercados da Moda. Analisa o ambiente de negócios, a influência do macroambiente e identifica como o contexto econômico, social e cultural modifica os processos, responsabilidades e potencialidades dos negócios da Moda.
Moda: Políticas e Estratégias de Negócios
Analisa as políticas, visões e ferramentas estratégicas de inovação que influenciam os negócios da Moda. Explora as possibilidades da Economia Criativa e os princípios da economia sustentável, o mercado financeiro “verde”, a Gestão Ambiental (certificações, indicadores, regulação; ecoeficiência; serviços ambientais e a logística reversa). Discute os processos colaborativos e estratégias criativas como vetor de inovação e fortalecimento da marca. Introduz ao e-commerce, estratégia das empresas via internet, aborda o consumidor on-line, o marketing em negócios na Internet, com a finalidade de introduzir o aluno à evolução das políticas, estratégias e ferramentas de negócios da Moda contemporânea.
Metodologia e Projeto de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos técnicos de análise e de avaliação de resultados para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios - de acordo com a proposta do curso, contemplando o eixo de conhecimento definido pelos conceitos de Gestão, Marca e Coleção.
Marketing e Gestão Estratégica de Marca
Aborda os conceitos de negócios, estratégias organizacionais e de planejamento, classificação dos mercados e aplicação das estratégias nos ambientes de Moda. Apresenta conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM) analisa cenários, forças competitivas e os processos de identificação de oportunidades. Discute confluência e segmentação de mercado de Moda, analisa macroambiente e microambiente; a matriz PFOA, cadeia de valor e ciclo de vida dos produtos propiciando capacitação necessária para a elaboração de planejamento estratégico na construção, gestão e posicionamento de marcas na área de Moda.
Prática Profissional em Negócios da Moda
Apresenta diversas práticas profissionais ligadas aos Negócios da Moda e viabiliza o contato com profissionais atuantes no mercado. Proporciona o conhecimento efetivo das práticas na área contemplada pelo curso, a partir da oportunidade de encontro entre profissionais e estudantes. Estimula o vínculo entre prática e produção teórica, a partir de reflexões posteriores às explanações dos profissionais convidados a se apresentar.
Tecnologia de Materiais e da Confecção
Apresenta o segmento têxtil por meio da cronologia da evolução tecnológica têxtil, introduz ao conhecimento das principais fibras utilizadas pela indústria têxtil nacional e oferece noções gerais sobre couros e laminados sintéticos. Elucida as estruturas e os processos produtivos da indústria de Moda. Discute a gestão de qualidade, a tecnologia da modelagem e a aplicação de normas e leis que regulamentam as atividades do setor de Moda.
Gestão Financeira
Aborda conceitos fundamentais das organizações com base na análise dos custos fixos e variáveis, estabelecendo margens de compras e gastos aceitáveis para a estratégia de negócios da empresa. Discute instrumentos financeiros para tomada de decisão, formação de preço; custos/preços/lucros e suas variáveis; objetivos dos preços; método de custo; mark-up; ponto de equilíbrio, estratégias de preço; preço geográfico; orçamento quantitativo comercial; controladoria; investimentos em instalações e maquinários; tipos de mercados e estabelecimento de preços considerando a demanda. Propõe planejamento e programação de vendas, chegando aos resultados necessários para futuros investimentos ou mesmo para redução das projeções de crescimento.
Gestão do Varejo
Discute os pressupostos básicos das operações de venda, analisa os sistemas de informação de vendas, a formatação do melhor mix entre clientes, produtos e território, o relacionamento comercial como fator crítico de sucesso. Aborda as promoções, as estratégias do departamento de compras, do planejamento de vendas, do cálculo dos estoques, dos giros do OTB (Open to buy), e as técnicas de negociação. Introduz aos conceitos básicos, ao panorama atual das tendências do varejo, incluindo localização, apresentação e visual merchandising, visando uma gestão eficaz das vendas.
Logística em Negócios da Moda
Estuda a importância da Logística para o sucesso varejista. Aborda a escolha ideal dos pontos de vendas (GIS) e exemplifica as questões de suprimentos, armazenagem, modalidades de transporte, logística de resposta de serviços (LRS) e Supply Chain Management (SCM). Enfoca os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de produtos e materiais, bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos e as estratégias de canais de distribuição. Introduz novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo.
Gestão de Pessoas
Aborda as diferentes frentes da gestão de pessoas na sua lógica organizacional: definição do perfil do cargo recrutamento, seleção e formas de contratação, de treinamento e desenvolvimento dos profissionais que integram as diferentes equipes da cadeia. Discute as competências-chave da liderança, e a importância da motivação e da formação de equipes eficazes, com a finalidade de aumentar a produtividade, promovendo a compreensão da diversidade humana e a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho.
Gestão de Coleções
Apresenta os conceitos e princípios de inovação, as etapas de lançamento, o ciclo de vida e a análise do portfólio de produtos. Analisa o mix dos produtos dentro de coleções: produto sinalizador; classificação de produto; níveis de produtos; linhas de produtos; desenvolvimento técnico do produto; qualidade dos produtos; e posicionamento do produto. Aborda as capacitações e funções necessárias para a gestão do desenvolvimento de produtos no segmento da Moda e o relacionamento com as outras administrações, com a finalidade de preparar o especialista em Gestão de Negócios da Moda para a gestão do planejamento e desenvolvimento de coleções de produtos de Moda.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
Libras
Apresenta os fundamentos para comunicação e interação profissional e social com surdos, por intermédio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para um processo natural (fluído) de interação entre os diversos públicos. Apresenta os termos básicos do vocabulário para utilização na comunicação com surdos.
Moda e Comportamento de Consumo
Aborda os fatores de influência no comportamento de compra, teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social e antropológica. Identifica e analisa os tipos de compras, o processo decisório de consumo, amplia o conhecimento de estilos de vida e estratégias de abordagem com a finalidade de oferecer uma melhor compreensão das práticas e hábitos de compra do consumidor.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso se desenvolve de maneira interdisciplinar, ou seja, os conteúdos são trabalhados de forma integrada e contextualizada, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para articular e mobilizar novos saberes relacionados à estrutura curricular.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso compreenderá a elaboração de um Plano de Negócios de Varejo de Moda que contemple um dos três blocos temáticos do curso: Gestão, Marca e Coleção.

O grupo ou aluno deverá adensar a pesquisa, redação e apresentação no tema de sua escolha, sem perder de vista a estrutura e os fundamentos que caracterizam o Plano de Negócios.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção.

O certificado será fornecido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a

- Senac São José do Rio Preto: 25/03/2017
- Senac Lapa Faustolo: 30/03/2017
- Senac Ribeirão Preto: 03/04/2017

* Datas finais sujeitas a alteração
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para brasileiros:
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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