Curso Técnico

 

Especialização Técnica em Atendimento Podológico ao Portador de Diabetes Mellitus

Objetivo
Especializar o profissional para a execução de procedimentos podológicos em portadores de Diabetes Mellitus, popularmente conhecidos como pé em risco, a partir da avaliação dos pés com relação às patologias e alterações podológicas existentes, mantendo compromisso com a qualidade, ética e a atuação responsável.

Diferenciais
O curso é ministrado por docentes com experiência profissional na área e permite aos alunos a vivência de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de podologia com atendimento podológico aos portadores de Diabetes Mellitus, sob o acompanhamento e supervisão do docente.
- ações multidisciplinares em conjunto com multiprofissionais de Saúde voltadas aos portadores de Diabetes Mellitus e à comunidade.

(Carga horária: 300 horas)
Ato de Autorização: Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme resolução n. 12/2013 de 28/05/2013. Vigência: Este Plano de Curso é válido para turmas iniciadas a partir de 28/05/2013.
Atuação no mercado de trabalho
O técnico em Podologia, especialista em atendimento podológico ao portador de Diabetes Mellitus é o profissional de Saúde que presta serviços podológicos, visando à saúde e bem-estar dos pés.
O profissional pode atuar em gabinete próprio ou de terceiros, em domicílio e em equipes multidisciplinares Também pode prestar atendimento em ambulatórios de hospitais, clínicas médicas de especialidades como Endocrinologia, Angiologia e Cirurgia Vascular.
Panorama de mercado
A Diabetes Mellitus é uma disfunção metabólica devida a uma deficiência pancreática, que acarreta a não-produção ou a diminuição do hormônio insulina, provocando o aumento do nível de glicose sanguínea (hiperglicemia).
O atendimento ao portador de Diabetes Mellitus requer profissionais com formação especializada e visão direcionada, para que possa melhorar o prognóstico do paciente diabético, portador do pé de risco, integrando-se a uma equipe multiprofissional especializada nesse segmento. Essas equipes, embora já existam no Brasil, envolvem, na maioria, somente o profissional médico e o enfermeiro, pela ausência de outros profissionais especializados.
A sensibilização dos profissionais da área da Saúde quanto à importância de se agir preventivamente é cada vez maior, mas, ao mesmo tempo, acaba esbarrando na falta de profissionais especialistas e, consequentemente, na implantação de um número reduzido de serviços especializados nesse atendimento. Portanto, a introdução desse profissional no mercado possibilitará o crescimento desses serviços e as mudanças no tratamento dos pacientes.
Ter concluído o curso Técnico em Podologia. Excepcionalmente, graduado em Podologia.
Obs: obrigatória apresentação de documentação comprobatória.
Técnico em Podologia
Excepcionalmente, poderão ser matriculados graduados em Podologia que atendam
aos mesmos critérios.


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
São propostas vivências por meio de atividades práticas em laboratório de podologia e atendimento ao público portador de Diabetes Mellitus associadas a estudo de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular deste Plano de Curso será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Atendimento Podológico ao Portador de Diabetes Mellitus, com validade nacional.

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.

- Requerimento de Matrícula*.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Diploma de Técnico em Podologia e/ou de Graduação em Podologia (original e cópia).
- CPF (apresentação do documento)

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo do Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Atendimentos de Bem-estar


Workshops na área de saúde
Tags
podologia para diabetes, Podologia Diabetes, podologia diabete, diabetes, curso diabetes podologia, especializacao em pes diabeticos, pés diabéticos, pé de diabético, atendimento podológico em diabéticos, atendimento podologico em diabeticos, podologia para portadores de diabetes, podólogo no pé diabético, podóloga no pé diabético, cuidados com os pés diabéticos, atendimento de podologia em diabéticos, avaliação dos pés diabéticos, avaliacao dos pes diabeticos, curso para pé diabético
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade