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Gestão de Negócios de Moda

Formato: presencial

Objetivo:
Esta pós-graduação propicia aos alunos uma formação interdependente e progressiva, adequada a atuação profissional na área da moda, que requer conhecimento crítico e especializado das estratégias, etapas e processos da cadeia.

Estruturado com este objetivo, o curso se articula em quatro eixos: Inovação e Estratégia; Produto e Produção; Marketing e Vendas; Liderança e Pessoas.

Dessa forma, prepara o profissional especialista em Gestão de Negócios de Moda para assumir posições de liderança em empresas de produto e serviços têxtil, vestuário e moda, seja como empreendedor, seja como intraempreendedor, atuando como gestor nas áreas de inovação e estratégia, produto e produção, marketing e vendas.

Carga horária: 366 horas

A Gestão de Negócios de Moda, em tempos de mudanças aceleradas, tem o desafio de manter o design de moda constantemente atualizado e alinhado a questões importantes como sustentabilidade, demandas do marketing competitivo, diferentes possibilidades e estratégias de produção e distribuição, desejo do consumidor de individualização, assim como as forma de consumo físico e on-line, impactadas pelas novas tecnologias.

As mudanças sociais e econômicas ocorridas na última década, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), transformaram a maneira como a moda é criada, produzida, comercializada e consumida. No Brasil, o poder econômico do setor têxtil e de confecção é substancial para a economia, representando 5,6% do valor total da produção da indústria de transformação no país, atingindo R$ 144 bilhões em 2017. O setor reúne mais de 29 mil empresas formais, gerando aproximadamente 1,5 milhão de empregos diretos, atingindo 8 milhões quando considerados os empregos indiretos, dos quais 75% são de mão de obra feminina. É o segundo maior empregador da indústria de transformação, atrás apenas do setor de alimentos e bebidas, e o segundo maior gerador do primeiro emprego, revelando seu forte impacto social.

O curso busca especializar profissionais para o mercado da moda, preparando-os para superar os desafios e expandir os negócios, desenvolvendo estratégias que permitam um posicionamento consistente da marca, e também para que sejam capazes de se comunicar de forma assertiva com seus consumidores, com a amplitude e a profundidade necessárias, ao abordar a moda como negócio, destacando a gestão integrada e sustentável como elemento central para estruturar uma empresa competitiva de sucesso.

O curso destina-se a portadores de diplomas de graduação em diferentes áreas, preferencialmente ligadas à moda, design, arquitetura, administração, marketing, comunicação e engenharia de produção, que tenham interesse em especializar-se no tema.
PESQUISA E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MODA E MERCADO
Apresenta o processo de pesquisa e análise de imagens, o comportamento do consumidor, do mercado e da concorrência, bem como os dados internos e externos, captados por diferentes meios, com o objetivo de fornecer informações às áreas de criação e desenvolvimento de produto, marketing, visual merchandising e negócios para que definam suas estratégias. Aborda técnicas de coolhunting, trend forecasting e fashion forecasting, bem como o uso de data science para trendspotting e análise preditiva. Apresenta métodos de interpretação e tradução de resultados para aplicação no mercado de moda, vestuário, produtos e serviços.
MODELOS DE NEGÓCIOS EM MODA E INOVAÇÃO
Aborda os diferentes modelos de negócios aplicáveis a produtos e serviços de moda, à luz dos conceitos de inovação e de omnichannel (multicanais), alicerçados em ferramentas e técnicas de empreendedorismo, de modelagem de negócios e de elaboração de plano de negócios. Debate os conceitos de comportamento do consumidor, experiência de consumo, futuro do consumo, do varejo e do negócio. Apresenta ferramentas para elaboração da modelagem de negócios e do plano de negócios de moda.
GESTÃO DE PRODUTO DE MODA
Aborda os conceitos e o funcionamento de departamentos, categorias, portfólio, segmentação e linhas de produto de moda. Aborda peculiaridades da gestão de produtos nos diferentes mercados: feminino, masculino, infantil, calçados e acessórios, plus size, gestante, lingerie, etc. Apresenta instrumentos para o planejamento e a gestão do desenvolvimento de coleções, a composição de mix de produto, coordenação, sortimento e grade, bem como previsão de demanda e de estoque, cálculo de Open To Buy (OTB) e precificação, compondo, assim, os fundamentos da decisão de investimentos em determinados produtos de moda. Apresenta a formação de custo e preço, aplicados a produtos de vestuário, produzidos em escala, em coleções rápidas e efêmeras. E aborda o conceito de planejamento aliado à programação de vendas, como estratégia para alcance de resultados planejados.
SUSTENTABILIDADE NO SETOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO
Aborda o conceito de desenvolvimento sustentável aplicado aos negócios de moda, o ecodesign e ecomateriais têxteis, com o intuito de ampliar a percepção sobre alternativas de desenvolvimento e gestão de produtos desse segmento: economia criativa e economia solidária; logística reversa e economia circular. Apresenta as legislações e políticas públicas ambientais aplicáveis ao setor, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
GESTÃO DE SUPPLY CHAIN, PRODUÇÃO E PROCESSOS EM MODA
Apresenta os conceitos de supply chain (cadeia de fornecedores) e de estruturas de processo de confecção como estratégias para avaliar a viabilidade da produção própria e/ou de terceirização em cada modelo de negócio, subsidiando a tomada de decisão. Aborda as possibilidades de sourcing (desenvolvimento de fornecedores nacionais e internacionais) e noções básicas de importação e logística. Apresenta os conceitos de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), de modo a subisidiar o desenvolvimento de planejamento e do cronograma, da pesquisa de tendências à entrega do produto acabado.
GESTÃO FINANCEIRA EM MODA
Apresenta os conceitos de finanças que permitem a interpretação do desempenho financeiro nos negócios da moda. Aborda a aplicação das ferramentas financeiras para o planejamento de abertura e/ou reposicionamento de negócios: gestão estratégica de custos e despesas, precificação, margem, lucro, mark-up e mark-down, orçamento, investimento e controladoria, tempo/retorno sobre o capital investido, projeções de lucros e fluxos de caixa futuros, tendo em vista a saúde financeira do negócio, considerando os contextos macro e microeconômicos.
PROJETO I CRIAÇÃO DE NEGÓCIO EM MODA
Orienta os alunos para a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso. Discute os modelos de negócios de moda, levando em conta inovação, estratégia, produto e produção, levando o aluno a exercitar a visão sistêmica, o raciocínio lógico e crítica para definir os parâmetros do modelo de negócio escolhido.Ao final deste componente, o aluno apresentará a pesquisa, a definição do produto, da produção e da gestão financeira
BRANDING E MARKETING ESTRATÉGICO EM MODA
Apresenta as diferentes estratégias de planejamento e ativação de branding empresarial, de marca e de guarda-chuva de marcas, com o intuito de ampliar seu valor tangível e intangível. Para tanto, trata dos conceitos de marketing 4.0, neuromarketing e marketing de propósito, aplicados aos mercados Business to Business (B2B), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas e Business to Consumer (B2C), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços diretos ao consumidor final, bem como aplicados ao atacado e varejo, exclusivos e em escala, de comercialização on-line e presencial. Aborda a criação e desenvolvimento de estratégias de cobranding, colaboração e cocriação entre marcas. Aborda os métodos de desenvolvimento, implantação e mensuração de resultados de estratégias de marketing inovadoras para diversos públicos e nas diversAs áreas de moda.
GESTÃO COMERCIAL EM MODA
Apresenta os conceitos de gestão comercial em atacado, varejo físico, ECommerce (comercialização por sites online), M-Commerce (comercialização por mídias sociais), canais e plataformas, bem como em estruturas Omnichannel multicanais). Apresenta as diferentes estratégias de vendas aplicadas à área comercial: Business to Business (B2B), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas e Business to Consumer (B2C), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços diretos ao consumidor final, como ferramentas para criar frentes comerciais inovadoras e adequadas ao perfil de cada negócio, levando em consideração as mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor. Aborda ferramentas para desenvolvimento, implantação e mensuração de resultados de estratégias comerciais.
VISUAL MERCHANDISING DE MODA
Apresenta os conceitos e técnicas de aplicação ede mensuração de resultadosem visual merchandising estratégico, visual merchandising de campo e visual merchandising de e-commerce, alinhados às estratégias da área de branding e aos objetivos comerciais da empresa, considerando a escolha de local para implantação de Ponto de Venda (PDV), definições arquitetônicas e de mobiliário e a ativação decampanhas e estratégias de comunicação para a exposição, física ou on-line, do produto, visando atingir os objetivos comerciais e de imagem da marca da empresa.
MÍDIAS E COMUNICAÇÃO DE MODA
Aborda conceitos de planejamento, execução e mensuração de resultados de ações de comunicação para diferentes tipos de negócios de moda, com a finalidade de posicionar e divulgar serviços e produtos. Apresenta os fundamentos do planejamento estratégico em mídias sociais, mobile e outras plataformas on-line, levando em conta os objetivos comerciais e de marketing da empresa. Apresenta os instrumentos para o monitoramento de campanhas em mídias sociais.
GESTÃO DE CARREIRA E LIDERANÇA DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS
Aborda diferentes perspectivas de liderança, com foco na gestão de carreira de profissionais criativos, a partir da estruturação de cargos/responsabilidades das pessoas; recrutamento, seleção e formas de contratação; de treinamento e desenvolvimento dos profissionais. Apresenta as competências-chave: liderança, gestãode conflitos, análise comportamental e importância da motivação e da formação de times eficazes e de alta performance. Aborda o Desenvolvimento de pessoas, a diversidade humana, a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho e as principais ferramentas de Gestão de Carreira e Liderança para o empreendedor e intraempreendedor. Articula esses temas aos desafios da Inteligência Artificial e da indústria 4.0.
PROJETO II PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DE MODA
Dá prosseguimento à orientação para o desenvolvimento da segunda e última etapa Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste na elaboração do planejamento estratégico comercial, de marketing (incluindo branding e ações de merchandising) e operacional para a finalização do Plano de Negócio de moda, levando o aluno à sistematização dos resultados. Orienta o aluno quanto a formatação do Plano de Negócio, visando sua entrega para a avaliação.
CONEXÕES COM O MERCADO
Apresenta temas emergentes e inovadores do mercado de moda, especialmente aqueles pertinentes à inovação e estratégia, ao processo de construção de produtos de moda, marketing e venda, comportamento do consumidor, liderança e gestão de pessoas e possibilidades de construção, visando manter a contínua atualização da formação do especialista em gestão de negócios de moda.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
O curso de Gestão de Negócios de Moda engloba aulas expositivas, trabalho com projetos, estudo de caso, experimentação e dinâmica de grupo.

Componentes curriculares:
- Pesquisa e Análise de Tendências de Moda e Mercado
- Modelos de Negócios em Moda e Inovação
- Gestão de Produto de Moda
- Sustentabilidade no Setor Têxtil e de Vestuário
- Gestão de Supply Chain, Produção e Processos em Moda
- Gestão Financeira em Moda
- Projeto I: Criação de Negócios em Moda
- Branding e Marketing Estratégico em Moda
- Gestão Comercial em Moda
- Visual merchandising de Moda
- Mídias e Comunicação de Moda
- Gestão de Carreira e Liderança de Profissionais Criativos
- Projeto II: Planejamento Estratégico de Marketing de Moda
- Conexões com o Mercado
- Trabalho de Conclusão de Curso
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Negócios de Moda.
O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.


Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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