Home  >  Cursos Técnicos  >  Radialista - operação de câmera

Radialista - operação de câmera

O aluno aprende a preparar e operar o equipamento de captação de imagens por meio de diversas tecnologias e a realizar os enquadramentos, além dos ajustes de foco e níveis de qualidade de áudio.
Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Radialista operação de câmera

Mercado de Trabalho

O panorama do mercado audiovisual brasileiro e mundial teve uma expressiva mudança a partir do surgimento de novas ferramentas de interação, que possibilitaram uma maior participação dos usuários na produção de conteúdo nas mais diversas plataformas alterando o processo de emissão, recepção e compartilhamento dos áudios e vídeos produzidos. Essa mudança de paradigma de produção e tratamento de conteúdos audiovisuais também foi significativa para alterar as relações profissionais nas principais emissoras e produtoras, possibilitando uma maior inserção de profissionais autônomos e independentes.

Segundo dados da Ancine, até o ano de 2020, o Brasil tem potencial para ser o quinto mercado do mundo em produção e consumo de conteúdos audiovisuais para cinema, televisão e novas mídias. Esse crescimento do mercado audiovisual brasileiro propõe uma reorganização e, por consequência, novas possibilidades de qualificação dos profissionais que serão formados neste curso do Senac.

Poderá atuar em emissoras de televisão, produtoras de eventos, de vídeo e conteúdo, agências de notícias, produtoras cinematográficas e estúdios de produção audiovisual. Para o desenvolvimento das suas atividades interage com equipes de produção televisiva, jornalística e de entretenimento.

Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 08/2019 de 26/03/2019 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo.

Público-alvo

Pessoas interessadas em se profissionalizar na área.

Método

O curso Radialista - operação de câmera abrange aulas teóricas e práticas em estúdio ou espaço adaptado, utilizando diferentes tipos de equipamentos de uso profissional.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação a qualificação profissional técnica de Radialista - operação de câmera, composta pelas unidades curriculares 1, 17 e 18, é conferido o certificado de Radialista - operador de câmera, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documentos necessários:
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso