Home  >  Cursos Livres  >  Camareira(o) Hospitalar

Camareira(o) Hospitalar

Este curso tem como objetivo capacitar operacionalmente profissionais para a atuação em atividades de limpeza, desinfecção e organização das diversas áreas de um ambiente hospitalar.


Carga horária: 20 horas


Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Camareira Hospitalar

Mercado de Trabalho

A área da saúde é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo, oferecendo uma gama de oportunidades profissionais a quem quiser participar desse desafiante mercado. No contexto dos ambientes ligados à saúde, o departamento de governança hospitalar tem função primordial, pois além de ser responsável por manter os quartos e áreas comuns em perfeitas condições, interfere diretamente na satisfação e fidelização dos clientes de saúde e consequentemente na reputação da organização onde atua.

Neste sentido, o camareiro (a) hospitalar é o (a) profissional responsável pela operacionalização desse setor e é indispensável que sua formação seja pautada tanto em aspectos técnicos, pois é responsável pela organização, limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar, contribuindo para um ambiente limpo, organizado e livre de microrganismos que causam e transmitem infecções e doenças, quanto em aspectos valorativos, como empatia e habilidade em trabalhar em equipe.

O profissional formado por este curso poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, prontos atendimentos, consultórios, unidades básicas de saúde, instituições de longa permanência, laboratórios, centros de diagnóstico por imagens, entre outros atendendo à crescente demanda por profissionais com capacidade técnica e sensibilidade.

Público-alvo

Destinado a profissionais ou interessados em atuar em instituições ou organizações de saúde, desempenhando a função de camareira (o) hospitalar.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e a prática profissional, por meio de atividades práticas em grupo, simulações, exposições dialogadas e proposições de problemas reais.

Programa

- Camareira (o) hospitalar: Atribuição, responsabilidades e campos de atuação
- Perfil do profissional da saúde: Higiene pessoal, uniforme e aparência pessoal
- Relacionamento humano e interpessoal no trabalho em saúde
- Interfaces entre o serviço de limpeza hospitalar e controle da infecção hospitalar
- Noções sobre infecção hospitalar: Cadeia epidemiológica, transmissibilidade, contaminação, limpeza, desinfecção, esterilização e biossegurança na saúde, higiene das mãos
- Equipamentos, utensílios e produtos de limpeza: características, validade, função, qualidade, formas de manuseio, aplicação, armazenamento e descarte
- Processos, procedimentos e documentos do setor de governança hospitalar: tipos e finalidades
- Técnicas de limpeza e desinfecção hospitalar
- Cuidados no manuseio do enxoval hospitalar
- Ergonomia e postura profissional: Norma Regulamentadora 32 (NR 32), uso de equipamentos de proteção individual e coletivo

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.