Página Inicial
Busca
ok


Curso Técnico

 

Técnico em Prótese Dentária

Objetivo
Habilitar o aluno para a confecção e reparação de diversos tipos de prótese dentária, planejando e confeccionando as mesmas por solicitação do cirurgião-dentista, utilizando instrumental, técnicas, materiais e equipamentos odontológicos específicos. O aluno irá atuar na fase laboratorial da Odontologia.

Diferenciais:
O curso Técnico em Prótese Dentária do Senac conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área desde 1967, sendo referência no mercado de trabalho.
O aluno tem acesso a práticas de aprendizagem dinâmicas e interativas, que propiciam a vivência de situações reais de trabalho, privilegiando a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de prótese dentária, voltados ao enceramento (escultura dental e oclusão); confecção de modelos de gesso; de próteses fixas, abordando técnicas de fundição, usinagem e recobrimentos estéticos (cerâmicas e resinas); de próteses sobre implantes (enceramento para a estrutura metálica unitária); de próteses totais; acrilização de próteses parciais removíveis e confecção de aparelhos ortodônticos removíveis.
- contato com empresas e órgãos que tenham relações com o mercado odontológico;
- módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e um plano de negócios voltado a abertura de seu próprio laboratório.

(Carga horária: 1.200 horas)
Portaria Senac/NSQ nº 32/2008 de 15/05/2008, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 584, em 18/11/2008
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Prótese Dentária poderá atuar em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias.
O profissional autônomo ou CLT pode trabalhar em laboratórios de próteses dentárias, clínicas odontológicas, empresas do segmento odontológico, instituições públicas, hospitais e instituições educacionais, sendo o responsável por planejar e executar o trabalho técnico-odontológico.
Atua na fase laboratorial da confecção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, planejando e confeccionando os mesmos por solicitação do cirurgião-dentista, desenvolvendo o trabalho individualmente ou em equipe, sendo vetado aos técnicos em prótese dentária prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o Técnico em Prótese Dentária que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).
Panorama de mercado
De acordo com o CFO, a Prótese Dentária é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a reconstrução por meio de trabalhos protéticos os dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. As atividades relacionadas com a confecção de próteses são atribuições do técnico em prótese dentária, responsável pela etapa laboratorial do trabalho, que é realizado em parceria com o dentista, responsável pela parte clínica do tratamento.
O mercado está aquecido para o técnico em prótese dentária, visto que um grande número de brasileiros que necessitam de prótese dentária e a demanda por tratamentos reabilitadores é grande.
De acordo com o último levantamento epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, parte do Projeto SB Brasil 2010 do Ministério da Saúde) atualmente mais de 3 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais precisam de próteses completas e 4 milhões precisam de próteses parciais. De acordo com o IBGE, estima-se que a população brasileira na faixa etária de 60 anos poderá chegar a 16% da população total em 2030 (em 2001 representava 9,1%). Essa estimativa mostra que o número de pacientes que necessitam algum tipo de reconstruções protéticas - parciais ou totais - tende a aumentar nos próximos anos.
Idade mínima: 15 anos completos
Escoridade mínima: ensino médio completo ou cursando

Proposta metodológica
São propostas atividades práticas em laboratório de prótese dentária associadas a estudos de casos, proposição de problemas, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas.
O curso não prevê estágio obrigatório. O aluno poderá solicitar o estágio voluntariamente, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir todos os módulos que compõem a organização curricular deste Plano de Curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Prótese Dentária – Área Profissional de Saúde, com validade nacional.

Para participar do curso, o aluno precisa ter materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto a esses itens.

- Requerimento de matrícula(*);
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
(*)Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Livro:
Equipamento e Instrumental de Prótese Dentária. Autor: Munenobu Oshiro . Editora: Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 
Tags
curso técnico em prótese dentária, prótese dentária, prótese total, aparelho ortodôntico removível, prótese parcial removível, odontologia, saúde oral, Senac, reabilitação oral, técnico em prótese dentária, TPD, aparelho ortodôntico, prótese removível, prótese sobre implante, prótese estética, curso de prótese sp, protese dentaria,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.