Home  >  Cursos Livres  >  Educador Social

Cursos Livres

Educador Social

O curso Educador Social capacita os alunos para o enfrentamento das desigualdades sociais por meio de propostas de intervenção nos diferentes  contextos, em atuação profissional que ultrapassa os limites da instituição escolar.

Elaborado por educadores sociais atuantes, o curso conta com professores com experiência na área social e privilegia a formação de profissional crítico e criativo.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Para matrícula no curso de Qualificação Profissional de Educador Social, o (a) candidato (a) deve ter, no mínimo, 18 anos de idade, e ensino médio completo.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
educador social

Mercado de Trabalho

O educador social analisa os cenários locais e articula as políticas públicas, planejando e executando, individual ou coletivamente, atividades de atenção, defesa, proteção e desenvolvimento de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Atua em equipes multidisciplinares em organizações públicas, privadas e da sociedade civil.
A relevância dessa atuação fez com que, em 2009, o Ministério do Trabalho incluísse Educador Social como função profissional na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de forma a legitimá-la.

E a formação possibilita aos alunos uma atuação qualificada, desenvolvendo e potencializando propostas coletivas de intervenção nos diferentes contextos.

Público-alvo

Pessoas com interesse em atuar em organizações públicas, privadas, do terceiro setor e comunidades que pretendam qualificar sua atuação

Método

Os alunos percorrem três etapas ao longo do aprendizado: a problematização (conhecer e analisar o contexto); o desenvolvimento (propor e planejar ações socioeducativas) e a síntese (sistematizar soluções por meio de projetos).

Para isso, são promovidas estratégias e atividades diversificadas, entre elas: dinâmica de grupo, debate sobre conteúdo (textos, vídeos), gamificação, dinâmica em grupo com apresentação em plenária, brainstorming, pesquisa, exposição dialogada, seminário e world café.

Programa

Realizar coletivamente a análise de contexto das situações-problema.
Realizar ações socioeducativas.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Educador Social, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.