Home  >  Cursos Livres  >  Básico em Comércio Exterior (turmas a partir de 2019)

Cursos Livres

Básico em Comércio Exterior (turmas a partir de 2019)

O objetivo deste curso é promover aos participantes a construção de conhecimentos básicos relativos aos processos de importação, exportação e da logística do comércio exterior.


Carga horária: 52 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Em um cenário mundial altamente competitivo e mutável, é certo que a área de comércio exterior necessitará cada vez mais de profissionais tecnicamente bem preparados para gerir estas operações internacionais. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2017, o Brasil acumulou saldo positivo na ordem de US$ 17,2 bilhões. No entanto, a participação brasileira no comércio internacional global precisa evoluir principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura exportadora nos demais setores e ainda entre as pequenas e médias empresas brasileiras. O agronegócio, agropecuária, setor aeronáutico são exemplos de setores da economia em que o Brasil é referência global em produtividade, qualidade, índice de vendas externas com significativos reflexos na balança comercial.

Público-alvo

Interessados em atuar na área de Comércio Exterior com as operações de importação, exportação e na logística internacional ou profissionais iniciantes que buscam reciclar os conhecimentos básicos na área.

Método

O curso Básico em Comércio Exterior prevê atividades em grupos com apresentação em plenária, exposições dialogadas, pesquisas, discussões de casos e simulações de diversos procedimentos relativos aos processos de importação e exportação.

Programa

- Fatores de conjuntura econômica e política: barreiras tarifárias e barreiras não tarifárias, burocracia e políticas de comércio exterior;
- Responsabilidades das empresas: perfil executivo, integração gerencial, comunicação, planejamento e habilitação no radar;
- Termos de Negociação Internacional (Incoterms);
- Legislação do comércio exterior: Regulamento Aduaneiro, Portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil (RFB) e Portaria da Coordenação Geral de Administração Aduaneira (Coana).
- Órgãos controladores e anuentes;
- Sistemática de controle: Portal Único de Comércio Exterior e Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex);
- Formas de pagamento: pagamento antecipado, cobrança, remessa sem saque e carta de crédito;
- Impostos na importação e custos operacionais;
- Impostos na exportação e benefícios fiscais;
- Custos na importação e na exportação.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: BÁSICO EM COMÉRCIO EXTERIOR.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.