Home  >  Cursos Livres  >  Alimentos Funcionais, Orgânicos e Transgênicos: saúde e cozinha

Alimentos Funcionais, Orgânicos e Transgênicos: saúde e cozinha

A busca por qualidade de vida se tornou uma prática comum hoje em dia, e uma boa alimentação impacta diretamente nessa procura por saúde. Porém, nem todos sabem escolher quais alimentos consumir.

Conheça os alimentos funcionais, orgânicos e transgênicos, suas diferenças, características, implicações à saúde e aprenda as aplicações no desenvolvimento de receitas.


Carga horária: 32 horas


Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário estar cursando ou ser egresso dos cursos técnicos e/ou graduação nas áreas de alimentos, saúde ou comunicação.
É necessário providenciar, trazer e utilizar jaleco branco manga longa, calça comprida, sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando habilitação técnica

Mercado de Trabalho

As constantes transformações no cenário mundial vêm gerando novos hábitos de consumo e uma demanda crescente por alimentação mais saudável e maior qualidade de vida.

A mídia também tem grande influência sobre estas mudanças de valores, visto que é por meio dela que o consumidor recebe muitas informações a respeito de saúde e alimentação. Embora os termos alimentos funcionais, orgânicos e transgênicos já façam parte do vocabulário do brasileiro, existe pouco esclarecimento sobre o que efetivamente significam e quais as diferenças entre eles. Logo, é preciso ampliar a discussão de que comer pode ter consequências ao meio ambiente, ao clima, e em todos os componentes da segurança alimentar e nutricional.

Neste contexto, um profissional da área de alimentos, para ser bem-sucedido, necessita preparar-se profissional e estrategicamente para atender às expectativas e necessidades do cliente moderno. Deve, portanto, utilizar com crítica e criatividade, técnicas de atendimento adequadas à nova realidade dos clientes e do mercado consumidor.


Público-alvo

Profissionais da área de nutrição, saúde e comunicação, e demais interessados em atuar na área de alimentos e bebidas.

Método

Estão previstas para o curso atividades em grupo, pesquisas em laboratório de informática, discussão de vídeo, preparo de receitas no laboratório de Gastronomia e Nutrição, entre outras atividades, utilizando-se de estratégias de ensino-aprendizagem, que colocam o aluno como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

Programa

- Definição dos alimentos funcionais, orgânicos e transgênicos.
- Legislação e aspectos normativos relacionados a alimentos funcionais, orgânicos e transgênicos.
- Mercado consumidor e comportamento dos consumidores.
- Segurança, saudabilidade e sustentabilidade relacionada aos alimentos orgânicos, funcionais e transgênicos.
- Técnicas de preparo e métodos de conservação indicados para preservação do valor nutritivo de alimentos funcionais e orgânicos.
- Aproveitamento integral de alimentos funcionais e orgânicos: conceito e técnicas de aproveitamento.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.