Cursos Livres

Contabilidade para Gestão Organizacional (turmas a partir de 2019)

Apoiar o processo decisório organizacional com informações obtidas a partir da análise de demonstrativos financeiros e interpretações de indicadores, a fim de demonstrar o desempenho econômico-financeiro da organização, e planejar novos níveis de atividade e resultados futuros.

Carga horária: 44 horas

Pré-requisito
Conhecimento básico em contabilidade.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

A necessidade de expansão e internacionalização do mercado brasileiro, como fonte de geração de riqueza e renda aos capitais investidos e a força de trabalho respectivamente, para a promoção do desenvolvimento do país, demandam cada vez mais inovação e agilidade em soluções de problemas nacionais e organizacionais. Nesse sentido, a contabilidade tem um papel importante a contribuir no desenvolvimento das organizações nacionais ou estrangeiras sediadas no país, expostas a cenários de incerteza e de alta competitividade; deverá contribuir considerando a convergência do Brasil a padrões contábeis internacionais, respeitando as determinações normativas das Leis 11.638/07 e 11.941/09.

Público-alvo

Para estudantes, ingressantes ou profissionais das áreas financeiras e contábil.

Método

Os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
Considerando que as competências serão formadas pela prática, devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.
O curso prevê a realização de trabalhos individuas e em grupos, estudos de casos, exposição dialogada, simulação, pesquisas e apresentações em plenária.

Programa

Controladoria: introdução e fundamentos; coordenação do controle do sistema organizacional; usuários da controladoria.
Contabilidade financeira versus contabilidade gerencial: conceitos, aspectos legais e técnicos. (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, entre outros).
Elementos da Contabilidade:
Investimentos (tangíveis e intangíveis).
Custos: conceitos, classificação (fixos, sem variáveis, variáveis, diretos e indiretos).
Métodos de apropriação: absorção, variável direto e baseado em atividade (ABC).
Processo decisório: analise custo, volume e lucro; analise de ponto de equilíbrio e operação com margem de segurança.
Formação de preços: estratégias e modelos matemáticos de precificação; Mark-up, custo-meta para preços, impactos tributários no preço de venda.
Despesas e perdas: conceitos e diferenças.
Planejamento empresarial: principais indicadores econômico-financeiros (endividamento, atividade, estrutura de capital e rentabilidade).
Estrutura e análise das demonstrações financeiras: CCL (Capital Circulante Liquido) versus Caixa versus Lucro; Capital de Giro, Necessidade do Capital de Giro, e o Efeito Tesoura.
Investimentos estruturais, tecnológicos e de negócios: identificação e analise.
Fontes de financiamento (recursos próprios e de terceiros) e alocação dos recursos (curto e longo prazo): analise e adequação.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: CONTABILIDADE PARA GESTÃO ORGANIZACIONAL.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.