Cursos Livres

Comunicação Assertiva nas Organizações (turmas a partir de 2019)

Este curso capacita o profissional de qualquer área de atuação para comunicar-se assertivamente nas organizações em que trabalha e com as empresas com as quais se relaciona. De acordo com diversos autores e profissionais de sucesso a comunicação é hoje uma ferramenta imprescindível para que se obtenha melhores resultados, e para o alcance de metas assim como responsável pela promoção de bom relacionamento interpessoal.

O profissional que possui comunicação assertiva consegue estabelecer relacionamentos mais profissionais e em grande parte consegue evitar que conflitos se estabeleçam.
Também durante as aulas deste curso o aluno terá oportunidade de se conhecer um pouco mais e entender como a inteligência emocional pode interferir na comunicação e nos relacionamentos interpessoais.

Neste curso, o aluno encontrará em todas as aulas atividades práticas, questionários e dinâmicas que permitirão vivenciar e praticar a comunicação assertiva. Além disso, o curso promoverá a reflexão e autodiagnostico sobre seu processo de comunicação e seu perfil de inteligência emocional.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação as competências que busca nos profissionais que contratará ou manterá em sua equipe. Dentre as habilidades mais requisitadas e necessárias está a de comunicação. Independente da área de atuação e do cargo ocupado, um profissional para ser considerado competente precisa dentre as diversas habilidades requeridas apresentar comunicação assertiva em seu cotidiano.
Um profissional com comunicação assertiva consegue: evitar conflitos, estabelecer relações e negociações de confiança, apresentar suas ideias e opiniões de forma clara, se destacando frente aos demais colaboradores que não fazem uso desta comunicação.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou pretendem atuar em diversas organizações onde a comunicação assertiva é necessária para a dinâmica de trabalho.

Método

Entre as estratégias previstas para este curso estão:
- testes e questionários para avaliar comunicação, inteligência emociona, competências interpessoais e assertividade.
- dramatizações para desenvolver a comunicação e a assertividade.
- Dinâmicas de grupo para vivenciar e refletir sobre comunicação e seus processos
- leitura de textos para aprofundar temas destacados em sala de aula e promover debate entre os alunos
- atividades em grupo e individuais com foco na comunicação, possibilitando o debate em grupo, a escuta dos colegas do grupo e a apresentação das ideias de maneira clara e objetiva.
Nas aulas o aluno vai entender e praticar a comunicação assertiva, de maneira que ao finalizar o curso tenha condições de comunicar-se assertivamente no ambiente de trabalho.

Programa

Comunicação: definição e conceito.
Elementos da comunicação: emissor, mensagem, receptor, canal de comunicação, contexto e código.
Barreiras a comunicação: estruturais e organizacionais, ruídos, excesso ou ausência de informação, sobrecarga de informações, dispersão das informações, distanciamento entre os participantes, entre outras.
Estilos de linguagem: linguagem preferencial, verbal e não verbal; formal e informal.
Inteligência emocional: competências Interpessoais e Intrapessoais.
Comportamento assertivo.
Estilos de comunicação: Agressivo, Passivo, Passivo-Agressivo, Assertivo.
Comunicação assertiva: conceito, elementos, importância e técnicas.
Comunicação nas organizações.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NAS ORGANIZAÇÕES.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.