Cursos Livres

Introdução à Administração de Pessoal

A partir deste curso, os alunos vão possuir a competência para trabalhar com as rotinas de administração de pessoal. A área de administração de pessoal conta com diversas rotinas e processos que passam por rotinas de admissão e demissão, folha, benefícios entre outros. Mesmo sendo considerada uma área burocrática é necessária em qualquer organização e o profissional que atua necessita estar em constante atualização. É uma área dinâmica que sofre constantes alterações de legislação e procedimentos.
O aluno encontrará como diferencial a prática constante nas aulas. O conhecimento é construído por meio de muitas simulações que remetem as rotinas vividas no ambiente de trabalho.
Outro ponto importante é que o aluno compreendendo os processos poderá identificar nas rotinas de um departamento de pessoal os pontos de melhoria. Também compreenderá os cálculos feitos pelos sistemas informatizados podendo conferir se as planilhas estão calculadas corretamente e atualizadas.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Desejável conhecimento nas quatro operações matemáticas básicas, porcentagem, razão e proporção.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

Uma das formas de inserção na área de recursos humanos é pela área de administração de pessoal, executando as rotinas existentes. Embora este seja um curso de formação inicial já instrumentaliza o aluno para as rotinas básicas de um departamento de pessoal. Este profissional pode atuar em escritórios de contabilidade, empresas de pequeno e grande porte que tenham áreas de recursos humanos e de pessoal.
A reforma trabalhista e o eSocial são os desafios que a área encontra e que exigem do profissional da área mais conhecimento e atualização.

Público-alvo

Para interessados em adquirir conhecimentos iniciais para ingressar na área de administração de pessoal e que desejam investir na sua formação continuada.

Método

Entre as estratégias previstas para este curso estão:
- Simulações: os alunos poderão simular as rotinas de administração de pessoal em sala de aula. Vivenciarão as rotinas pertinentes desde um processo de admissão, passando por cálculos de férias e salários, até o processo demissional. Estas simulações normalmente realizadas em pequenos grupos possibilitam a troca de experiências e de conhecimentos subsidiando a construção e execução correta dos processos de administração de pessoal.
- Discussão de casos e debates: nestes momentos os alunos interagem com outros pontos de vista e experiências, possibilitando o aprendizado e a análise e construção coletiva de uma resposta a determinada situação.

Programa

Departamento pessoal;
Legislação trabalhista;
Processo admissional;
Contrato de trabalho;
Jornada de trabalho;
Controle de ponto;
Benefícios obrigatórios e opcionais;
Salário;
Processo demissional;
Obrigações do empregador.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.