Cursos Técnicos

Técnico em Finanças

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Para matrícula na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, o (a) candidato(a) deve estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

No dinâmico cenário do século 21, o planejamento e controle financeiro é essencial à vida de todo tipo de organização, seja privada, pública ou do Terceiro Setor, dada a necessidade de acompanhamento e verificação da aplicabilidade de recursos diretamente relacionada aos resultados e metas idealizados.

A preocupação atual das organizações no que se refere ao seu desempenho tem especial atenção na assertividade da administração financeira, tendo em vista que a alta competitividade torna essencial não apenas processos ágeis e eficazes, mas o controle da aplicação de recursos financeiros e das receitas advindas das atividades, diariamente executadas.

Desse modo, o planejamento do fluxo de recursos baseado nas operações de entradas e saídas é, em grande parte, o que viabiliza a saúde da empresa, mantendo-a competitiva. Não basta produzir e vender; é preciso receber pelos serviços e produtos vendidos e apresentar resultados positivos no que se refere aos valores investidos e obtidos nas operações da empresa.

Sendo assim, é de suma importância para o mercado a disponibilidade de profissionais com capacidade de gerir a utilização dos recursos financeiros, sendo essa atuação estratégica para a gestão de um negócio.

Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 15/2018 de 31/07/2018 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo.

Público-alvo

Estudantes cursando no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.

Método

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.

Estágio

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. Segundo a Lei n° 11.788/08, ele é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos.

Conforme previsto em legislação vigente, o estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que o estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

No presente curso, o estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular 2. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da habilitação, ou, no mínimo, o mesmo percentual da respectiva qualificação profissional técnica.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 5, 6, 7 e 8 será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Planejamento Financeiro, com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em
Finanças, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

-Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
-Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para matrícula nas Qualificações Profissionais Técnicas, quando realizadas de forma independente da habilitação, o(a) candidato(a) deve ter no mínimo o Ensino Fundamental completo.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso