Cursos Livres

Aproveitamento Integral dos Alimentos (turmas a partir de 2019)

Todos os dias alimentos são desperdiçados de diversas maneiras, porém, a maior parte desse desperdício acontece na cozinha. Por falta de conhecimento, descartamos partes importantes dos alimentos, tais como: raízes, sementes e as cascas, que poderiam ser utilizadas em diversas receitas.

Aprenda a aproveitar os alimentos de forma integral, por meio da associação de sua composição e do uso de técnicas culinárias, visando à saúde e o bem-estar, a preservação do meio ambiente e a redução de custos.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar jaleco branco manga longa, calça comprida, sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto

Mercado de Trabalho

No contexto da alimentação, utilizar alimentos e preparações produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção deve ser uma ação consciente.
Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos, só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de frutas, verduras e legumes.
A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por exemplo, e por este motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação às aparas e espessuras das cascas removidas e, quando possível, aproveitar os talos e partes folhosas para outros fins, subdividindo-os ou mesmo utilizando-os em outras preparações culinárias.
Outra forma de aproveitamento integral é a utilização de tudo o que a natureza nos oferece como alimento, como as denominadas PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), ou seja, vegetais que podem ser consumidos, mas não estão habitualmente na mesa dos brasileiros.
Nesse contexto, o curso de aproveitamento integral dos alimentos destina-se aos interessados aproveitar integralmente os alimentos, por meio da associação de sua composição e do uso de técnicas culinárias visando a saúde do indivíduo, a preservação do meio ambiente e a redução de custos, em ambiente doméstico e/ou estabelecimento comercial.

Público-alvo

Interessados em aprender as técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, para uso no dia a dia.

Método

O curso propõe atividades que utilizam estratégias de ensino aprendizagem como exposições dialogada, apresentação e discussão de vídeos, além de experimentações no laboratório de gastronomia e nutrição, em que os alunos poderão desenvolver receitas, considerando os conceitos e princípios do aproveitamento integral dos alimentos.

Programa

- Definições sobre desperdício, perda e quebra.
- Panorama mundial de desperdícios e perdas de alimentos.
- Princípios de sustentabilidade.
- Safras de frutas e hortaliças.
- Planejamento de compras.
- Critérios para seleção de alimentos: aspectos sensoriais (textura, odor, cor e aparência).
- Características de alimentos orgânicos e convencionais.
- Técnicas de preparo e conservação de alimentos.
- Hábitos de higiene pessoal do manipulador.
- Higienização de equipamentos, utensílios e do ambiente.
- Procedimento de higienização de frutas e hortaliças.
- Técnicas de Aproveitamento Integral de Alimentos: elaboração receitas utilizando sobras, cascas, frutas amassadas e aparas nas preparações, desde que mantidas em condições de seguras ate o preparo e elaboração receitas aproveitando preparações prontas.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.