Home  >  Cursos Livres  >  Desenvolvedor Web - UX design

Desenvolvedor Web - UX design

O curso Desenvolvedor Web - ux design foi elaborado para possibilitar ao participante uma visão ampla dos aspectos que envolvem a criação e melhoria de experiências significantes na navegação e uso de aplicações web.

São criadas e experimentadas situações que fazem os participantes colocarem em prática todos os conhecimentos trocados nos ambientes de aprendizagem, com a aplicação de diferentes ferramentas e conceitos essenciais de design aplicado em codificação de protótipos, além dos testes e investigações de melhorias às aplicações web.


Carga horária: 68 horas


Pré-requisito
Possuir conhecimentos básicos de navegação na Internet e sistemas operacionais (Windows/MacOS/Linux - conhecer o conceito de servidor, provedor, estar habituado a acessar páginas, criar e acessar e-mails, utilizar mecanismos de busca, salvar, copiar, colar, criar e gerenciar pastas), conhecimentos básicos em vetorização de imagens (Illustrator/CorelDRAW ou similares), conhecimentos básicos em tratamento de imagens bitmap (Photoshop ou similares) e conhecimentos básicos em linguagens de marcação e estilo web (HTML5 e CSS3).
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Curso livre Desenvolvedor Web – UX design

Mercado de Trabalho

O desenvolvedor UX, UX designer ou projetista de experiências é o profissional que transita por áreas como arquitetura da informação, interface do usuário (UI Design), design de movimento (Motion Design), design visual e outras.

Trabalhe em equipes multidisciplinares com desenvolvedores, programadores e designers para a criação e implantação de websites otimizados e responsivos e aplicativos para mobile, em empresas de desenvolvimento web, agências digitais de comunicação e publicidade, ou ainda como profissional autônomo ou microempreendedor individual.

Público-alvo

Profissionais das mais diversas áreas como designers, desenvolvedores web, novos empreendedores e interessados em áreas afins que tenham o interesse de compreender de forma global projetos que envolvam a interação de humanos com interfaces podem aproveitar as oportunidades deste mundo novo que está sendo construído agora.

Método

Aprenda a desenvolver e testar prototipos de aplicacões web utilizando o Design Centrado no Usuario, a otimizar codigos front-end e apresentar projetos UX.

Aprenda com cases e exemplos focados no mercado, corpo docente com ampla experiência e laboratórios de última geração com um aluno por máquina.

Por meio de uma metodologia ativa, aprenda a trabalhar em equipe e desenvolva uma atitude colaborativa, empreendedora e sustentável, além de uma visão crítica e percepção analítica.

Programa

O que é User Experience?
Onde está inserido
Grandes Áreas de UX:
- Design Gráfico
- Design de Interfaces
- Linguagens
- Design de Informação
- Design de Interação
Foco do Curso
Design Thinking:
- Processo:
- Imersão
- Ideação
- Prototipação
- Desenvolvimento
Conceitos de Design Centrado no Usuário:
- Benefícios do Design Centrado no Usuário
- Desejo, Praticabilidade, Viabilidade
- Processo HCD (ouvir, criar, implementar)
Conceitos Básicos de Mobile First:
- Perfil dos Usuários Digitais
- Media Queries
Conceitos Básicos de Web das Coisas:
- Interação Homem- Máquina
- Tecnologias de Expansão Humana
Usabilidade, Acessibilidade, Interatividade e Interação:
- Diferenças entre os conceitos
- Acesso/Design Universal
Conceitos Básicos de Arquitetura da Informação:
- Dados Primários e Dados Secundários
- Indexação e catalogação;
- Análise de formatos XML e metadata;
- Mapeamento de sites;
- Gerenciamento de conteúdo;
- Análise de tarefas;
- Teste de usabilidade;
- Navegação e rotulação;
- Taxonomia
Técnicas e Métodos de Pesquisa:
- Wireframing e Prototipação
- Personas
- Card Sorting
- Teste A/B
- Teste de Usabilidade
- Focus Group
- Pesquisa Quantitativa
- Eye Tracking
- Coleta, análise e Uso de Dados
- Relatórios e Análises
Microtextos:
- O que é
- Composição
- Estratégia de uso
Checklist de UX:
- Softwares e Ferramentas Relacionadas com UX
- Origami Studio
- Adobe Muse
- InvisionApp
- Wireframe.cc
- Webflow
- RapidUI
- MarvelApp
Implementação, Performance e Codificação:
- Importância da Performance no carregamento das aplicações
- Implementação de Layout
- Codificação de Protótipos
- Padrões e Guias de Estilo:
- Exemplos de Componentes
- Apple Flat Design
- Google Material Design
- Microsoft Fluent Design
- Exemplos de Frameworks HTML/CSS
- Semantic UI
- Bootstrap
- Pure
- Outros
Apresentação de projetos:
- Pitch
- Importância de Apresentar o Seu Projeto
- Opções de Software para Apresentação

Certificação

O Senac SP confere certificados aos alunos aprovados

Documentos para Matrícula

-Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
-CPF ou documento que possua



Livro:
Introdução e boas práticas em UX Design. Autor: Fabricio Teixeira. Editora: Casa do Código


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.