Menu
Senac São Paulo
Busca


Curso Livre

 

Moulage

Capacita o profissional para desenvolver a modelagem tridimensional diretamente sobre o manequim, por meio da técnica de moulage, com o objetivo de visualizar as linhas gerais do modelo, construindo peças com volumes e caimento diferenciados, atendendo às demandas e tendências de mercado e às necessidades do cliente.
(Carga horária: 90 horas)
O Brasil está entre os oito maiores mercados consumidores de vestuário, cama, mesa e banho do mundo e foi o que mais cresceu nos últimos dez anos. A indústria da moda é o segundo maior empregador na indústria de transformação e também segundo maior gerador do primeiro emprego. A moda constitui uma grande cadeia integrada que, para enfrentar a concorrência, aposta nas diretrizes da inovação, da criatividade, do empreendedorismo.
Muitas são as formas atuais de produção e comercialização de produtos de moda: venda por varejo físico, vendas por catálogo, comércio eletrônico, exportação e prestação de serviço individual. Para atender essa nova demanda o mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um diferencial.
A moulage é uma técnica de modelagem tridimensional, na qual os moldes são feitos sobre um manequim, o tecido é moldado, alfinetado, riscado e cortado para reproduzir o modelo desenhado previamente. Trata-se de uma técnica de extrema importância dentro do cenário atual da moda, pois permite que o modelista tenha uma visão mais global da modelagem. Ao trabalhar na dimensão tridimensional, o modelista vê imediatamente o resultado do volume desejado de cada modelo desenvolvido por ele, reduzindo o tempo de construção e minimizando erros. A técnica da moulage favorece e permite que o modelista possa se expressar inclusive artisticamente.
O profissional da área pode atuar como autônomo, dono de seu próprio negócio ou integrando equipes de criação e produção em confecções.
É necessário possuir conhecimentos de cálculos básicos nas quatro operações (adição, subtração, divisão e multiplicação), ser alfabetizado, ler e compreender textos simples.
Além disso, ter conhecimento no manuseio de máquina de costura e modelagem plana.


Profissionais da área de moda e interessados que desejam investir em sua formação.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
No curso Moulage, o aluno desenvolverá, orientado pelo docente, o estudo de interpretação de modelos a partir de pesquisas de tendência. Os modelos desenvolvidos são corrigidos, planificados e recolocados sobre o manequim para observação e avaliação, visando a qualidade da peça e possibilitando ao aluno vivenciar todo o processo de construção.
- O processo de construção de bases com referência nas linhas de construção marcadas no manequim de costura.
- A interpretação de volumes próximos e distantes do corpo com base no corpo estático do manequim.
- Correção e planificação dos modelos feitos diretamente por moulage.
- Análise e aprovação dos modelos de acordo com o volume desejado.
O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.


- Régua quadriculada medidas externas 60,5 x 4,5 cm em PVC (Marca Trident modelo QUA-60 PVC)
- Fita métrica
- Tesoura para tecido
- Tesoura para papel
- Alfinetes nº 29 (corrente)
- Régua curva francesa medidas externas 42 x 12 cm (Trident REF. 1120)
- Caneta hidrográfica escrita fina nas cores vermelha e preta
- Carretilha
- Tecido de algodão cru espessura média
- Fitas de cetim com 3 mm de largura nas cores preta e vermelha (10 m cada cor)

Apresentação dos documentos originais:
- RG
- CPF
 





Quer ser informado sobre novas turmas?

Eventos relacionados à área


Palestra: A Construção do Corset – da modelagem até o acabamento
Tags
curso em sp, senac são paulo, modelagem 3D para moda
 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo