Cursos Livres

Qualidade e Eficiência na Coleta de Sangue

A coleta de sangue é um dos procedimentos invasivos mais comuns na área da saúde. Cada passo desse processo afeta a segurança do paciente e do profissional, a qualidade do material coletado e o resultado do exame.

Aperfeiçoe técnicas e procedimentos para garantir a qualidade e a eficiência na coleta de sangue de acordo com as novas tecnologias e boas práticas do mercado, desde a interpretação da requisição médica até o acondicionamento e encaminhamento do material biológico.

Este curso é prático, rápido e focado no desenvolvimento das habilidades necessárias para garantir a humanização e fidedignidade dos resultados dos exames e assegurar a sua segurança e a do paciente.

Formando profissionais da área de enfermagem há mais de 70 anos, o Senac São Paulo é reconhecido no mercado de trabalho e possui parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Ter conhecimentos de anatomia e fisiologia humana com foco nos sistemas circulatório e sanguíneo.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando habilitação técnica
curso de coleta de sangue

Mercado de Trabalho

Atue em laboratórios de diagnósticos, hospitais, clínicas e em atendimento domiciliar na área de saúde e medicina diagnóstica.

Aprimore seus conhecimentos e práticas sobre coleta de sangue e seja um profissional diferenciado ao trabalhar com qualidade, assertividade e humanização e mantenha-se atualizado para garantir a qualidade, a eficiência e a confiabilidade deste procedimento para a medicina diagnóstica.

Além disso, desenvolva capacidade crítica para reconhecer erros na fase pré-analítica do procedimento que impactam nas etapas analítica e pós-analítica.

Público-alvo

Graduandos ou graduados em Enfermagem, Biomedicina ou Biologia; Cursando ou egressos de cursos de Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas ou Técnico em Hemoterapia.

Importante: o aluno deve ter conhecimentos de anatomia e fisiologia humana com foco nos sistemas circulatório e sanguíneo.

Método

Estude em um laboratório de enfermagem com docentes, equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho.
Aprenda a partir da simulação de situações reais, pesquisas e atividades focadas no desenvolvimento das habilidades necessárias para garantir a qualidade e eficiência na coleta de sangue.
Se você é formado em um curso técnico ou superior na área de saúde, esse curso também é uma oportunidade de revisitar as técnicas de puncionamento para a coleta de sangue e de conhecer novas tecnologias e boas práticas.


Programa

- Qualidade e eficiência: conceitos e aplicação.
- O profissional de saúde na coleta de sangue: locais de atuação conforme Portaria vigente da Vigilância Sanitária.
- Segurança do paciente: ações e importância para a coleta de sangue conforme Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
- Política Nacional de Humanização: princípios, diretrizes e métodos; acolhimento e escuta ativa; atendimento humanizado e acolhedor; ética, atitude colaborativa e valorização do trabalhador.
- Direitos e deveres do paciente conforme legislação vigente: os impactos para a qualidade e eficiência na coleta de sangue.
- Procedimento operacional padrão (POP): conceito, finalidade e impactos para a qualidade e eficiência na coleta.
- Sistema venoso: anatomia e fisiologia.
- Exames de sangue: tipos, classificações, necessidade e tempo de jejum, prescrição médica e/ou requisição de exames.
- Comunicação verbal e não verbal: adequação da linguagem às necessidades do paciente/usuário.
- Procedimentos para coleta de sangue Fase pré-analítica.
- Os erros da fase pré-analítica que impactam na qualidade das fases analítica e pós-analítica.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identificação (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.