Cursos Livres

Oficina de Flash Fotográfico Eletrônico

Ganhe liberdade e criatividade na iluminação de suas fotografias. Neste curso, você irá conhecer ferramentas para explorar o comportamento da luz por meio do uso do flash dedicado, adequando e controlando seus recursos para obter imagens com mais qualidade e técnicas sofisticadas.

Transforme o flash externo em um aliado e domine as técnicas para criar novas cenas com iluminação artificial. Aprenda na prática a usar o flash eletrônico como recurso para ambientes externos e internos, desde a equalização da iluminação ao seu uso como luz complementar, potencializando sua autonomia e inovação em suas produções fotográficas.

Carga horária: 32 horas

Pré-requisito
Ter feito o curso Formação Básica em Fotografia (54 horas), ou ter conhecimento equivalente: controles manuais da câmera (obturador, diafragma, balanço de brancos, ISO); características da luz e efeitos; princípios básicos de iluminação fotográfica; fotometria; intensidade; quantidade de luz.

Possuir uma câmera digital DSLR ou mirrorless (câmeras que permitem controle manual das funções e possibilitem a utilização de flash dedicado).

Equipamentos:
Possuir flash eletrônico compatível com as funcionalidades da câmera e manual de instruções em português (que poderá ser adquirido, a partir das orientações iniciais do docente no primeiro dia de aula).

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto

Mercado de Trabalho

O flash é um equipamento essencial no dia a dia do fotógrafo profissional. O domínio deste recurso abre as portas da fotografia social, do fotojornalismo e da fotografia editorial para profissionais autônomos e contratados por revistas, jornais e demais empresas de comunicação.

Público-alvo

Destina-se a fotógrafos e estudantes de fotografia que desejam aprofundar-se nas técnicas de utilização do flash eletrônico.

Método

Com seu próprio equipamento, você irá colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática por meio de exercícios em ambientes internos e externos.

As aulas proporcionam exemplos teóricos e práticos, desafios de solução para questões de iluminação, incentivando a participação ativa, a criatividade e a solução de exercícios em diversas situações fotográficas.


Programa

- Iluminação fotográfica: características da luz e efeitos; princípios básicos; fotometria; intensidade; quantidade de luz; luz mista; esquemas de iluminação.
- Flash eletrônico: modelos; fabricantes e compatibilidade; especificações técnicas; estrutura física; estabilidade; configurações (menu de controle, sistema de zoom); baterias (características e carregadores); modificadores de luz do flash.
- Modos de operação do flash eletrônico: manual; automático TTL; luz de preenchimento; multi ou RPT.
- Funcionalidades gerais do flash eletrônico: numero guia; sincronismo (velocidade e alta velocidade); primeira e segunda cortina; angulo de cobertura.
- Flash dedicado: funcionamento; configurações e ajustes.
- Flash rebatido e direto: conceito; configurações e ajustes; uso de acessórios.
- Flash remoto: conceito; canais e grupos; configurações e ajustes; disparador remoto (rádio e óptico); uso de acessórios.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Oficina de Flash Fotográfico Eletrônico.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.