Home  >  Cursos de Extensão Universitária  >  Perícia Financeira

Perícia Financeira

Aperfeiçoar o profissional para elaborar laudos financeiros e pareceres técnicos, que implica na elaboração e apresentação dos relatórios periciais em processos judiciais que envolvem questões financeiras e, dessa forma, cumprirem com a pontuação prevista na Norma de Educação Profissional Continuada NBC PG 12 (R2).

Carga horária: 32 horas

Pré-requisito
Graduados ou graduandos em Ciências Contábeis, Economia, Ciências Contábeis, Administração, Direito ou Engenharia.

Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior
Curso de Extensão Perícia Financeira

Mercado de Trabalho

A cada ano cresce o número de ações judiciais que envolvem operações de crédito e isso é comprovado a partir de diversos estudos e relatórios publicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ, 2018). Parte desse aumento se justifica pelo crescimento da bancarização da população brasileira, que com o volume de crédito disponível na praça acumula dívidas e aumenta os índices de inadimplência, devido uso inadequado desses recursos.
E, são esses litígios que culminam, muitas vezes, na necessidade de um juiz convocar um especialista, perito financeiro, que realize a análise sobre a cobrança de juros, a aplicação de indexadores financeiros e de metodologias de cálculos em sistemas de amortização, entre outros aspectos técnicos e financeiros debatidos nas ações judiciais.

A partir de 2018, os Profissionais que estejam inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) também precisarão cumprir com a Norma de Educação Profissional Continuada NBC PG 12 (R2), do Conselho Federal de Contabilidade, cujo programa implica na realização de atividades (cursos, palestras, seminários, convenções, treinamentos, autoestudos) para o alcance de, no mínimo, 40 pontos por ano, conforme previsto na Norma (CRCSP, 2018a e 2018b).

Público-alvo

Profissionais que desejam atuar no mercado de perícia econômico-financeira e aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar como peritos assistentes em Tribunais de Justiça, empresas ou escritórios de advocacia.


Método

As aulas serão expositivas e dialogadas, com possibilidade, a critério do professor, de de desenvolvimento de trabalhos orientados e projetos, individuais ou em grupos, bem como outras estratégias necessárias e adequadas para o desenvolvimento dos objetivos do curso.

Programa

- Matemática financeira para peritos
- Índices econômicos financeiros
- Operações de crédito no mercado financeiro
- Perícias financeiras envolvendo operação de crédito
- Quesitos em matéria financeira
- Laudo pericial e parecer técnico


Certificações

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.