Programa Aprendizagem

Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo

O curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo possui uma abordagem valorativa e prioriza o desenvolvimento integral do aluno no início de sua trajetória profissional, abarcando vida, sociedade e trabalho.
O curso é constituído por objetivos que exploram as Unidades Curriculares Desenvolvimento Pessoal, Mundo do Trabalho e Participação Social, prevendo a recorrência de alguns elementos, com recortes específicos para cada dimensão.

Carga horária: 1560 horas


Para matrícula no curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo, o (a) candidato (a) deve ter: idade mínima de 14 anos completos e máxima de 24 anos incompletos. Ao completar 24 anos, conforme legislação, o aprendiz terá seu contrato de trabalho encerrado. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência.

Mercado de Trabalho

O aprendiz atuará nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo, interagindo com indivíduos de diferentes contextos sociais e culturais, com destaque à comunicação assertiva, capacidade analítica, reflexiva e criatividade na solução de problemas, apropriando-se de novas tecnologias e atuando de forma sustentável e inovadora no mundo do trabalho.

Público-alvo

Este curso destina-se a jovens, na condição de aprendiz, contratados e encaminhados por empresas e que necessitam de formação inicial para o trabalho.



Método

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso.
O curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo se estrutura em objetivos integrados entre si abrangendo as dimensões pessoal, profissional e social. A estruturação da proposta visa uma compreensão ampla do mundo do trabalho e suas problemáticas, buscando relacionar vida e sociedade.
Os objetivos propostos estão em consonância com o perfil profissional de conclusão que busca, a partir de um conjunto de ocupações, atender um número maior de adolescentes e jovens que poderão vivenciar diferentes práticas dentro da mesma empresa.

Programa

Desenvolvimento Pessoal
- Incentivar o aprendiz a identificar, compreender e desenvolver suas potencialidades, por meio de suas vivências e anseios, possibilitando o seu reconhecimento como sujeito protagonista da trajetória pessoal, social e profissional.
Mundo do Trabalho
- Propiciar ao aprendiz acesso e permanência no mundo do trabalho, por meio de uma visão crítica e analítica de suas potencialidades, experiências e desafios, a fim de desenvolver um individuo ético e autônomo.
Participação Social
- Promover a interação social e política do aprendiz, por meio do intercâmbio de experiências e da valorização de direitos, compreendendo a diversidade cultural e a coletividade como instrumento de mudança.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Aprendiz:
- RG: uma cópia simples;
- CPF: apenas para apresentação;
- Declaração de matrícula no Ensino Fundamental/Médio especificando o horário das aulas ou o histórico escolar, caso o ensino médio já tenha sido concluído;
- CTPS: apenas para apresentação: página de identificação, foto e registro do contrato de Aprendizagem.

Empresa:
- Via do contrato de Aprendizagem;
- Cópia da Guia GFIP (apenas se a empresa não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes);
- Via do Plano de Atividades.
Alunos, com menos de 18 anos, deverão vir acompanhados do responsável, portando RG e CPF.

Importante: O programa é isento de pagamento.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Av. Senador Vergueiro, 400 - Centro - São Bernardo do Campo - (011) 4336-7900 - E-mail: 

Aulas

Início: 
Término: 
 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.