Cursos Livres

Metalocerâmica para Técnicos Iniciantes

Este curso aperfeiçoa os participantes para as etapas de confecção de próteses fixas em metalocerâmica, abrangendo desde a realização da usinagem e tratamento do coping metálico, aplicação do opaco, estratificação da cerâmica até o acabamento e polimento final da peça garantindo a reabilitação oral e a estética do paciente.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
É necessário que o participante tenha conhecimentos de anatomia e escultura dental e habilidades no manuseio de instrumentos para escultura, ou tenha experiência laboratorial em prótese dentária.

Para participar do curso, o candidato deve providenciar os itens descritos na Lista de Materiais, detalhada no campo Informações do Curso.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Dentista à frente, sorrindo, e dentista tratando de paciente ao fundo

Mercado de Trabalho

O mercado estético está crescendo e demanda tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para atender pacientes cada vez mais bem informados e exigentes. Na área odontológica, a busca por um sorriso saudável vem acompanhando a tecnologia dos materiais empregados e hoje se relaciona à saúde e à autoestima do indivíduo.

Atualmente, o uso da cerâmica, seja por meio de recobrimento do coping metálico ou de sua aplicação pura, tem apresentado excelentes resultados estéticos.
Assim, o curso atende à demanda de um mercado promissor para o técnico em prótese dentária, tendo em vista a grande parcela de pessoas que necessita de prótese. Com o envelhecimento da população, esse número tende a aumentar.


Público-alvo

Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária (formados ou em processo de formação); auxiliares de laboratório de prótese dentária.

Método

Este curso abrange demonstrações e exercícios práticos, discussões e exposições dialogadas, além da vivência laboratorial das etapas de confecção de próteses fixas em metalocerâmica e a solução de problemas relacionados com o processo de trabalho. Cada participante executará uma prótese fixa em metalocerâmica.

Programa

- Conceitos básicos de cerâmica sobre metal;
- Conhecimento e aplicação de instrumentos e materiais na confecção de próteses fixas em metalocerâmica;
- Etapas e processos de usinagem e tratamento da estrutura metálica;
- Etapas e processos de aplicação da cerâmica, acabamento, texturização e polimento.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

Para participar do curso, o aluno precisa providenciar materiais que serão utilizados nas atividades em laboratório. Para mais informações, consulte a unidade ofertante.

Lista de Materiais

- Caderno e caneta ou lápis/lapiseira para anotações;
- Avental branco de manga longa, óculos e máscara de proteção;
- Instrumentos para aplicação de cerâmica e opaco sobre metal de uso habitual como: pincel para aplicação de cerâmica, pincel para aplicação de opaco, pincel para aplicação de glaze, lapiseira, godê ou placa de vidro, pote de vidro, lenço de papel, pinça interna ou hemostática;
- Espessímetro;
- Brocas de óxido de alumínio para usinagem de NiCr de uso habitual como: cilíndrica, cônica, cônica invertida;
- Instrumentos para acabamento e polimento em cerâmica de uso habitual como: Brocas diamantadas - cônica invertida média, cilíndrico topo arredondado, cônico topo chama de vela fina; Rodas de borracha diamantada para polimento de cerâmica montadas -  exacerapol (branco e rosa);
- Carbono para registros.

Observação: caso haja necessidade de outros instrumentais específicos, os alunos serão informados pela unidade.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de metalocerâmica para técnicos iniciantes sp, curso de metalocerâmica para iniciantes sp, curso metalocerâmica para técnicos iniciantes do senac, prótese dentária, confecção de próteses fixas em metalocerâmica, técnica de estratificação, usinagem e tratamento do coping metálico, aplicação de coping metálico, recobrimento de coping, metálico, estratificação da cerâmica, acabamento da prótese dentária, polimento da prótese dentária, sistemas de glase, prótese fixa em metalocerâmica, curso de metalocerâmica, prótese metalocerâmica, cerâmica sobre metal, metalocerâmica, Senac.