Cursos Técnicos

Técnico em Comunicação Visual

Aprenda a criar projetos visuais gráficos por meio de diversas tecnologias e produza arquivos digitais para os principais processos de impressão como offset, flexografia, rotogravura e serigrafia, além da impressão digital.

Em laboratórios atualizados com equipamentos modernos e softwares de editoração, ilustração e tratamento de imagens, conheça as técnicas apropriadas para a produção de projetos de comunicação visual e as características de cada processo de impressão para a reprodução adequada de ilustrações, tipografias e identidade visual em peças como livros, portais, painéis, folders e jornais.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

A combinação design/produção gráfica impõe a formação de um profissional capaz de conferir uma nova sustentabilidade aos processos de comunicação visual contemporâneos. Embora o trabalho desse profissional tenha desdobramentos e envolva a produção gráfica de materiais impressos, sua atuação limita-se a acompanhar e especificar procedimentos de produção e não o habilita a atuar operando equipamentos que oferecem riscos. Surge assim a necessidade de um profissional capaz de juntar a criação de projetos visuais impactantes com a habilidade de produzi-los por meio de técnicas apropriadas, que respeitem as características dos processos de impressão indicados para sua reprodução.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 26/2017 de 12/12/2017.

Público-alvo

Egressos do ensino médio que desejam uma formação técnica, antes da entrada no ensino superior; profissionais de empresas gráficas que precisam de aperfeiçoamento técnico e crescimento profissional; interessados em geral.

Método

O curso prevê atividades que estimulam a aprendizagem com autonomia e o desenvolvimento de competências, colocando o aluno em contato com situações reais de trabalho e estimulando a participação ativa na busca por soluções de problemas, por meio da realização de projetos. Também são realizados estudo de casos, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos e vivências em laboratório. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as unidades curriculares.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 1, 2, 3, 4 e 5 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Arte, com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 6, 7, 8, 9 e 10 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Programador Visual de Design Editorial, com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 11, 12 e 13 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Programador Visual de Design Institucional, com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 14, 15 e 16 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Programador Visual de Design Promocional, com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Comunicação Visual, com validade nacional.


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples)
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso