Cursos Técnicos

Guia Especializado em Atrativo Turístico Natural

Formar guias especializados em atrativos naturais capazes de orientar, conduzir e intermediar as relações entre os visitantes, os ambientes naturais e os prestadores de serviços turísticos, e também responsáveis pela sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de comunidades locais.

Atenção: Conforme o Art. 4º da Portaria nº 27, de 30 de janeiro de 2014, emitida pelo Ministério do Turismo, a atividade de Guia Especializado em Atrativo Natural ou Atrativo Cultural somente poderá ser exercida por aquele que tiver formação em Guia Regional no estado de São Paulo, portanto, para requerer o cadastro na categoria de Guia de Turismo especializado em atrativo natural ou em atrativo cultural, o interessado deve, primeiramente, ser habilitado como guia de turismo regional, em curso específico de qualificação ou habilitação profissional técnica de nível médio realizado no Estado de São Paulo.

Carga horária: 200 horas

Pré-requisito
O(A) candidato(a) deve ter concluído o curso Técnico em Guia de Turismo, ou o curso Técnico em Turismo.
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Técnico Guia Especializado em Atrativo Turístico Natural

Mercado de Trabalho

O Estado de São Paulo possui cerca de 2500 guias de turismo, dos quais apenas cerca de 108 são especializados em atrativos naturais . Diante das oportunidades que o cenário do mercado de viagens de ecoturismo apresenta, é possível vislumbrar grande expansão da atuação do Guia de Turismo, e uma necessidade do mercado para a oferta destes profissionais.
Existem no Estado de SP diversas Unidades de Conservação entre áreas de Proteção Ambiental, Estações Ecológicas, Florestas e Parques Estaduais e Áreas Particulares de Patrimônio Natural, protegidas por lei, garantindo a perpetuação das áreas de atuação do guia de turismo neste segmento. A preservação da natureza é um fato mundialmente importante, por isso a cada dia crescem mais pólos para a prática do ecoturismo.
O potencial de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental que o ecoturismo pode promover aos diversos atores dos segmentos de serviços turísticos e de hospitalidade, se desponta como um vasto campo de atuação, exigindo a integração de ações multidisciplinares dos profissionais envolvidos, dessa forma, além das qualificações elementares do guia de turismo, espera-se do especialista técnico em Atrativos Naturais a responsabilidade pela sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de comunidades locais.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução 16/2017 de 25/07/2017

Público-alvo

Interessados em atuar no segmento de turismo como guia em atrativo natural.

Método

O curso prevê aulas expositivas, realização de projetos integradores e viagens técnicas.

Observação:

Estão previstas visitas e viagens técnicas para o exercício da prática profissional, que podem ocorrer em dias e horários diferentes de aula.

Despesas com locomoção (ida e volta) e hospedagem estão inclusas no valor do curso, demais despesas tais como alimentação e entretenimento, serão de responsabilidade do aluno. Durante as visitas técnicas, caso ocorra viagem com pernoite, as acomodações serão somente em quartos compartilhados, lembrando que é obrigatório o aluno hospedar-se com o grupo e cumprir a carga horária total das visitas e das viagens técnicas.


Estágio

O Estágio não é obrigatório nesse curso. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular 2. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10 % do total de horas da especialização.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Especialização Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Curso Técnico em Guia de Turismo, é conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Guia Especializado em Atrativo Turístico Natural, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
CPF (apresentação do original);
Diploma de Técnico em Guita de Turismo ou Técnico em Turismo (original e cópia simples ou cópia autenticada).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso