Home  >  Cursos Técnicos  >  Assistente de Operação de Suporte Técnico

Cursos Técnicos

Assistente de Operação de Suporte Técnico

O Assistente de Operação de Suporte Técnico é o profissional que atua no suporte a infraestrutura e conectividade de redes locais e atendimento help-desk ao usuário.

Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem redes de computadores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Interage com profissionais da área de tecnologia da informação em geral e segurança da informação.

Carga horária: 247 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, é crescente o número de computadores, notebooks, impressoras e periféricos de redes adquiridos e disponíveis para usuários e empresas sendo que na maioria das vezes todos estão conectados em rede, após um tempo de utilização, a maioria desses equipamentos necessitam de uma manutenção preventiva e corretiva. Segundo o IDC ¹, houve um aumento relevante em 2017 e a perspectiva é que continue este crescimento.

Para a utilização e manutenção destes dispositivos, praticamente todas as organizações dependem de uma equipe de suporte, conhecida como equipe de help desk ou service desk, com isso, o número de vagas para profissionais técnicos em suporte e manutenção de computadores e de TI em geral só tende a crescer. Uma prova que o mercado precisa cada vez mais de profissionais capacitados na área de tecnologia, foi um outro estudo do IDC ² encomendado pela empresa Cisco, onde informa que o Brasil tem um déficit de 195 mil profissionais capacitados na área de redes e conectividade.

Porém estes profissionais deverão não somente serem bons técnicos, mas possuírem qualidades como a capacidade de atuar em equipe, propor soluções, resolver problemas e possuir uma visão sistêmica, sempre com o objetivo de simplificar e facilitar a vida do usuário que utiliza a tecnologia para desenvolver o seu trabalho. O desafio, portanto, está em formar profissionais que sejam capazes de responder com competência suficiente às múltiplas e complexas demandas da ocupação.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner as dez tendências sobre tecnologia que poderão emplacar até 2017 são: Aprendizagem Avançada das Máquinas, Apps Inteligentes, Objetivos Inteligentes, Realidade Virtual e Aumentada, Twin Digital, Cadeia de blocos, Sistemas Conversacionais, Arquitetura de aplicativos e serviços de malha, Plataformas de Tecnologia Digital e Arquitetura de Segurança Adaptativa. Desse conjunto, a área de redes está ligada direta e indiretamente à 50% destas tecnologias, pelo menos. Isso nos permite dizer que uma das profissões do futuro está na área de redes de computadores e consequentemente em manutenção e suporte em Informática.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 12, 13, 14, 15 e 16 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Suporte técnico, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Para matrícula nas Qualificações Profissionais Técnicas, quando realizadas de forma independente da habilitação, o(a) candidato(a) deve ter no mínimo o Ensino Fundamental completo.
Documentos:
-Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso