Cursos Livres

Formação Básica em Chocolataria

Pesquisas históricas sugerem que o consumo de chocolate data de 1.500 a.C., entre os povos Olmeca, Maia e Astecas, na forma de bebida. Derivado da semente do cacau, ele se sobrepôs ao tempo e avançou pelas civilizações, tornando-se, atualmente, um alimento conhecido e consumido em todo o mundo.

O ingrediente está incorporado em diversas preparações e sob as mais variadas apresentações. Conheça os diversos tipos de chocolates, bem como as técnicas de manipulação e preparo de receitas.

Desenvolva os principais métodos de trabalho com chocolate, incluindo cristalização, bombons maciços, decorados e aromatizados, bombons recheados, ovos de páscoa, ganaches, doces banhados e decoração. Trabalhe, ainda, com princípios comuns da gastronomia como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Bombons de vários formatos

Público-alvo

O curso Formação Básica em Chocolataria é aberto a todos os interessados em conhecer e se desenvolver nas especificidades desse segmento da confeitaria.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
DELORS, Jaques. Educação - Um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Unesco, 1996


Programa

Higiene, manipulação e segurança dos alimentos:
- Contaminação cruzada;
- Higienização de frutas;
- Armazenamento de alimentos;
- Hábitos de higiene pessoal.
- Equipamentos e utensílios da chocolataria.
Mise en place:
- Conceito de mise en place;
- Pesos e medidas;
- Plano de ataque.
Tipos de Chocolate.
-Temperagem e cristalização de chocolate.
- Bombons (moldados, banhados e maciços).
-Trufas e ganaches
Receituário
- Cristalização de chocolates
- Bombons maciços, decorados e aromatizados
- Bombons recheados (ganache, geléias, creme de avelã e doce de leite)
- Ovos de Páscoa
-Trufas aromatizadas, banhadas e decoradas
- Decorações com chocolate
- Doces banhados com chocolate
Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF


Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.