Cursos Livres

Formação Básica em Confeitaria

Doces costumam conquistar e há quem os considere como uma tentação difícil de resistir. De fato, bolos, mousses, tortas e bombons, entre outras tantas receitas do tipo, tendem a seduzir, não apenas pela variedade de opções, mas pelas possibilidades de combinações de sabores, aromas e texturas, além do cuidado especial com a apresentação.

Desenvolva as principais técnicas da confeitaria: preparo de massas, recheios e coberturas, montagem e decoração de doces e bolos, aplicadas ao receituário que inclui preparações variadas como bombas e carolinas, brownies, ganaches, mil folhas, compotas e rocamboles.

Trabalhe, ainda, princípios comuns da gastronomia como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados.

Carga horária: 48 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Curso Livre Formação Básica em Confeitaria

Mercado de Trabalho

Alinhado à necessidade desse segmento, que busca profissionais capacitados, o Senac São Paulo oferece uma diversidade de cursos nas áreas de gastronomia, nutrição, bebidas, serviços e gestão.

O cenário mundial vem gerando novos hábitos alimentares e demandando mudanças no perfil dos profissionais da área. A concorrência crescente oferece aos clientes e consumidores inúmeras possibilidades de escolha, tornando-os muito mais exigentes e questionadores e, ao mesmo tempo, dependentes da ajuda de profissionais competentes para atenderem às suas necessidades de forma eficaz.

Os cursos do Senac da área de alimentação atendem a profissionais que desejam aprimorar preparações, técnicas e métodos de cocção na área de gastronomia, bem como apreciadores da culinária que necessitam de cursos para futuras comercializações.


Público-alvo

O curso Formação Básica em Confeitaria é aberto a todos os interessados em conhecer e se desenvolver nas principais práticas da atividade.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
DELORS, Jaques. Educação - Um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Unesco, 1996


Programa

Mise en place:
Conceito de mise en place;
Pesos e medidas;
Plano de ataque.
Massas
Recheios e coberturas
Montagens de doces
Decoração básica de bolos.
Receituário
-Mousse de chocolate
-Mousse de frutas
-Bolo caseiro
-Brownie
-Petit gâteau
-Rocambole
-Chiffon
-Ganache
-Bolo prestígio
-Bolo trufado
-Crepe
-Bombas e carolinas
-Cookie
-Petit four
-Torta de limão
-Torta de maracujá
-Mil folhas
-Compotas
-Pudim
-Brigadeiro
-Beijinho


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos originais:
- RG
- CPF


Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.