Home  >  Cursos Livres  >  Empreendedor em Pequenos Negócios

Empreendedor em Pequenos Negócios

Objetivo
Formar profissionais capazes de elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
A participação nas atividades previstas requer habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico, raciocínio matemático e capacidade de abstração.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Empreendedor em Pequenos Negocios

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Analisar o cenário de desenvolvimento local, identificando oportunidades para implantar um empreendimento socialmente responsável.
- Estruturar o processo operacional do empreendimento, analisando os aspectos físicos, legais e recursos materiais necessários e adequados à funcionalidade do ambiente e ao conforto do cliente.
- Propor estratégias de comercialização utilizando a análise de ambiente de negócios, baseando-se nos conceitos e práticas do marketing, a fim de buscar a sustentabilidade do empreendimento.

Panorama de mercado
Com a globalização, torna-se cada vez mais necessária a qualificação das pessoas em relação ao mundo do trabalho. É evidente que o mercado de trabalho formal no Brasil não é capaz de absorver todas as pessoas em suas fases produtivas, colocando parte dessa população à margem da sociedade.

Dessa forma, o acesso dessas pessoas aos recursos sociais, culturais e econômicos é parco diante das necessidades dessa coletividade. Tudo isso torna evidente a necessidade de criação de processos inclusivos, onde o acesso aos recursos sociais e bens de consumo passe a fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, independente da escolaridade, crença ou etnia.

Neste sentido o fomento de criação de novos empreendimentos é fundamental, tanto para o sustento dessas pessoas, como no processo de desenvolvimento local, onde as comunidades passam a criar, gerir e usufruir seus recursos próprios. Uma das causas para esse processo de exclusão social diz respeito à falta de incentivo à visão empreendedora, fator imprescindível para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.


Público-alvo

Empreendedores formais, empreendedores informais e pessoas interessadas em montar um empreendimento.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê atividades individuais e em grupo, exposições dialogadas com apoio de slides, estudo de casos, apresentação de filmes e orientações aos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.


Programa

- Desenvolvimento local sustentável.
- Empreendedorismo.
- Estrutura e elaboração do plano de negócios.
- Conceitos e práticas de marketing.
- Gestão financeira como ferramenta de sustentabilidade do empreendimento.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.