Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Objetivo
Curso profissionalizante em que o aluno aprende a montagem, instalação e manutenção em computadores, instala e configura sistemas operacionais para desktop e servidores, realiza conexão de dispositivos e computadores em redes e testes de conexão e manutenção em redes cabeadas e wi-fi.

Carga horária: 1000 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, é crescente o número de computadores, notebooks, impressoras e periféricos de redes adquiridos e disponíveis para usuários e empresas sendo que na maioria das vezes todos estão conectados em rede, após um tempo de utilização, a maioria desses equipamentos necessitam de uma manutenção preventiva e corretiva. Segundo o IDC, houve um aumento relevante em 2017 e a perspectiva é que continue esse crescimento.

Para a utilização e manutenção destes dispositivos, praticamente todas as organizações dependem de uma equipe de suporte, conhecida como equipe de help desk ou service desk, com isso, o número de vagas para profissionais técnicos em suporte e manutenção de computadores e de TI em geral só tende a crescer. Uma prova que o mercado precisa cada vez mais de profissionais capacitados na área de tecnologia, foi um outro estudo do IDC encomendado pela empresa Cisco, que informa que o Brasil tem um déficit de 195 mil profissionais capacitados na área de redes e conectividade.

Porém estes profissionais deverão não somente serem bons técnicos, mas possuírem qualidades como a capacidade de atuar em equipe, propor soluções, resolver problemas e possuir uma visão sistêmica, sempre com o objetivo de simplificar e facilitar a vida do usuário que utiliza a tecnologia para desenvolver o seu trabalho. O desafio, portanto, está em formar profissionais que sejam capazes de responder com competência suficiente às múltiplas e complexas demandas da ocupação.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, as dez tendências sobre tecnologia que poderão emplacar são: aprendizagem avançada das máquinas, apps inteligentes, objetivos Inteligentes, realidade virtual e aumentada, twin digital, cadeia de blocos, sistemas conversacionais, arquitetura de aplicativos e serviços de malha, plataformas de tecnologia digital e arquitetura de Segurança Adaptativa. Desse conjunto, a área de redes está ligada direta e indiretamente a 50% destas tecnologias, pelo menos. Isso nos permite dizer que uma das profissões do futuro está na área de redes de computadores e consequentemente em manutenção e suporte em Informática.



Público-alvo

- Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com TI;
- Profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas em manutenção de computadores e infraestrutura de redes.

Método

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação a(s) unidade(s) curricular(es) 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Suporte em Manutenção de Computadores e periféricos, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação a(s) unidade(s) curricular(es) 08, 09, 10 e 11 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Redes de Computadores, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação a(s) unidade(s) curricular(es) 12, 13, 14, 15 e 16 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Suporte técnico, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Para matrícula na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, o(a) candidato(a) deve estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.
Documentos:
-Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
-Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para matrícula nas Qualificações Profissionais Técnicas, quando realizadas de forma independente da habilitação, o(a) candidato(a) deve ter no mínimo o ensino fundamental completo.
Documentos:
-Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Livro:
Glossário de termos técnicos de TI. Autor: Alex de Lima Cabral , Francisco Gyenge , Marcos Aurélio Bianchi. Editora: SENAC SP
 
Livro:
Manutenção de microcomputadores na prática. Autor: Ivan Max Freire de Lacerda, Maurício Schorsch. Editora: SENAC SP
 
Livro:
Redes de Computadores - Teoria e Prática. Autor: Alex de Lima Cabral,Márcio Roberto Seraggi. Editora: SENAC SP
 
Livro:
Guia prático de montagem e manutenção de notebooks. Autor: Marcio Roberto Seraggi e Alex de Lima Cabral. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Windows Server 2016. Autor: Marcio Roberto Seraggi. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso