Home  >  Cursos Livres  >  Introdução à Administração de Pequenas e Médias Empresas

Introdução à Administração de Pequenas e Médias Empresas

Este curso tem como objetivo promover a construção de conhecimentos introdutórios à administração de pequenas e médias empresas dos diversos setores de atividade, por meio da elaboração de planos de ação e ferramentas administrativas que possibilitem o aprimoramento e a sustentabilidade dos processos organizacionais.


Carga horária: 30 horas


Pré-requisito
Desejável habilidade de interpretação de textos e escrita.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Introdução à Administração de Pequenas Empresas

Mercado de Trabalho

A grande quantidade de empreendedores tem alavancado a formação de pequenas empresas e o natural anseio de crescimento tende a conduzir ao desenvolvimento desses empreendimentos para o médio porte. Por outro lado, o aumento de competitividade implica necessariamente numa gestão profissional e visão sistêmica da organização por seus gestores, de forma a possibilitar sua sobrevivência e crescimento no atual ambiente imprevisível mercadológico.

O profissional formado por este curso tem contato com os procedimentos que envolvem todos os setores empresariais, nos aspectos administrativos, financeiros e comerciais, de modo que possa prosseguir com sua formação profissional e/ou em cursos mais avançados.

Público-alvo

Todos que desejam conhecimentos básicos sobre as funções das principais áreas que compreendem a administração de empresas.

Método

O curso Introdução à administração de pequenas e médias empresas prevê exposições dialogadas, análise e simulação de situações reais de trabalho, atividades individuais e em grupo, leitura e discussão de textos, com apoio de recursos audiovisuais.

Programa

- Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica e organograma (estrutura e níveis).
- Cultura organizacional: conceitos e elementos.
- Planejamento estratégico: conceito, finalidades, missão, visão, valores.
- Administração: Ferramentas de análise de cenário: conceitos, características e finalidades (matriz SWOT, matriz BCG, entre outras) e Sustentabilidade: conceito, objetivo e aplicabilidade para os negócios.
- Finanças: Administração Financeira e Planejamento Financeiro: conceito e importância; Custos Fixos, Custos Variáveis e Fluxo de Caixa: importância e aplicabilidade.
- Marketing e Vendas: Diferença entre Marketing e Vendas; Técnicas de Negociação; Mix de Marketing: conceito e aplicabilidade.
- Recursos Humanos: Recursos Humanos e Relação entre Empregado e Empregador; Gestão de pessoas: conceito, modelos de gestão e estrutura de funcionamento; Clima organizacional.
- Logística: conceitos, terminologias, internacionalização, logística reversa e fundamentos da cadeia logística.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Introdução à Administração de Pequenas e Médias Empresas.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.