Home  >  Cursos Livres  >  Camareira(o) em Meios de Hospedagem

Camareira(o) em Meios de Hospedagem

Objetivo
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

O curso é dinâmico e estimula o participante a ter uma visão global do processo, indicando oportunidades para colher informações por meio de solicitações e conhecer melhor seu hóspede, favorecendo a prestação de um serviço personalizado.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
camareira em meios de hospedagem

Mercado de Trabalho

Estudo elaborado pela JLLs Hotels & Hospitality Group em parceria com Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) aponta que o setor hoteleiro no Brasil já conta com 10.206 meios de hospedagem, totalizando 521.585 quartos em todo o território nacional. Esse cenário torna-se favorável ao profissional que deseja ingressar e desenvolver-se no departamento de governança, tendo em vista o amplo campo de atuação de meios de hospedagem, que inclui hotéis, apart-hotéis/flats, resorts, hostels, pousadas, motéis, cruzeiros, hospitais, dentre outros, demandando profissionais qualificados para a prestação de serviços diversificados e de excelência.

Em um meio de hospedagem, a limpeza e arrumação tem função primordial para a experiência positiva dos hóspedes/clientes e, portanto, torna-se importante manter os apartamentos e áreas comuns em perfeitas condições de limpeza, higiene e conservação, interferindo diretamente na satisfação e fidelização dos hóspedes/clientes e, consequentemente, na reputação do empreendimento. Para isso, é necessário lidar com técnicas de arrumação, higienização e limpeza, conhecer e praticar os padrões e políticas do meio de hospedagem.

Nesse contexto, o curso de Camareira (o) em Meios de Hospedagem, oferecido pelo Senac, destaca-se como importante colaborador para o desenvolvimento de profissionais competentes dentro da complexidade do setor profissional em questão e propõe-se a contribuir com o aperfeiçoamento de profissionais que irão atuar em um cenário em franca expansão no mercado, por meio de uma prática pautada tanto no domínio de conhecimentos e técnicas específicas para um serviço de excelência quanto em atitudes e valores voltados para o acolhimento, a hospitalidade e, consequentemente, ao encantamento de hóspedes e clientes.


Público-alvo

Interessados em atuar como camareira (o) em meios de hospedagem ou que já atuam nessa função e necessitam de capacitação específica.

Método

O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais, por meio de atividades como discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, atividades diversificadas com o uso de recursos didáticos digitais, discussão de trechos de vídeos, visitas técnicas, entre outras que necessitem da participação ativa dos alunos e estimulem a crítica, a criatividade e a tomada de decisão.

Programa

- Fundamentos do turismo e hospitalidade: conceitos, abrangência da hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem-receber.
- Meios de hospedagem: tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categoria de unidades habitacionais (UHs) e organograma.
- Setor da governança: atribuições da governanta, supervisora de andar e camareira (o) em meios de hospedagem.
- Apresentação pessoal e postura profissional para camareira (o) em meios de hospedagens.
- Procedimentos de camareira (o) em meios de hospedagem em situações adversas nas unidades habitacionais (UHs).
- Vocabulário técnico: termos técnicos do Turismo e Hotelaria.
- Planejamento de carreira: mundo do trabalho; formas de inserção no mercado de trabalho; marketing e apresentação pessoal; preparação de currículos e entrevista de emprego.
- Processos, procedimentos e documentos do setor de governança: tipos e finalidades.
- Equipamentos, utensílios, produtos de limpeza: características, validade, função, quantidade, qualidade e formas de descarte.
- Carrinho de serviço: tipos, higienização, abastecimento, itens de reposição, acondicionamento de produtos.
- Riscos relacionados às atividades de camareira (o) em meios de hospedagem: químicos e biológicos.
- Segurança no trabalho: normas, tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), ergonomia, riscos físicos na atuação da camareira (o) em meios de hospedagem.
- Noções básicas de matemática: as quatro operações, porcentagem e conversão de medidas.
- Meios de comunicação em hotelaria: sistemas operacionais, radiotransmissor e telefone: tipos, finalidades e operações.
- Ponto de apoio: finalidade, estrutura física e itens de reposição.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.