Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Redes de Computadores

Técnico em Redes de Computadores

Objetivo:
O técnico em redes de computadores é o profissional que projeta a rede tanto na questão lógica quanto na física, também realiza a instalação, configuração e manutenção em redes de computadores, instala e configura roteadores e switchs. Faz a implementação e administração de sistemas operacionais em redes de computadores e implementando políticas de segurança.
Carga horária: 1000 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Técnico em Redes de Computadores

Mercado de Trabalho

A chamada Sociedade da Informação, que se configurou no séc. 20, tem como marco o aprimoramento de duas tecnologias: os microcomputadores e a Internet. As aplicações de tecnologias de redes de computadores na sociedade moderna têm crescido de forma tal que, atualmente, quase todos os dispositivos estão interligados em redes (desde um simples smartphone até servidores de alto processamento), uma vez que a Internet está mais acessível à população. As redes wi-fi, por exemplo, estão disponíveis em muitos estabelecimentos comerciais, proporcionando, assim, conexão instantânea aos usuários. Qualquer acontecimento pode ser acompanhando pela web em tempo real.

O impacto econômico que a tecnologia de redes tem operado no mercado se estende à utilização de telefonia IP. A partir de uma rede, com implementação de protocolos e utilizando VoIP, podemos falar em qualquer lugar do planeta sem gastarmos mais com os pulsos telefônicos, conseguimos ter acesso a informação do outro lado do mundo, quase que instantaneamente, pois com a comunicação e as redes sociais a informação fica mais próxima de quem está conectado com a internet. Podemos planejar uma viagem e saber como está o tempo, estrada e tudo quanto é informação para chegarmos no destino. Tudo isso só é possível graças às redes de computadores.

A implementação dessa tecnologia, entretanto, requer profissionais qualificados. Segundo estudos do IDC encomendados pela Cisco, o Brasil tem déficit de 195 mil profissionais capacitados na área de redes e conectividade no Brasil. Essa pesquisa aponta para um cenário muito preocupante no país: a falta de mão-de-obra qualificada no mercado das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), de uma maneira geral. Segundo Jordi Botifoll, presidente da CISCO para a América Latina e vice-presidente sênior nas Américas, "Estamos nos movendo rapidamente para uma era de digitalização acelerada, onde a tecnologia conecta tudo - pessoas, processos, dados e coisas. E estas conexões irão criar um impacto sustentável para a sociedade em todos os aspectos.

Segundo o Gartner as dez tendências sobre tecnologia que poderão emplacar até 2020 são: Aprendizagem Avançada das Máquinas, Apps Inteligentes, Objetivos Inteligentes, Realidade Virtual e Aumentada, Twin Digital, Cadeia de blocos, Sistemas Conversacionais, Arquitetura de aplicativos e serviços de malha, Plataformas de Tecnologia Digital e Arquitetura de Segurança Adaptativa. Desse conjunto, a área de redes está ligada direta e indiretamente à 50% destas tecnologias, pelo menos. Isso nos permite dizer que uma das profissões do futuro está na área de redes de computadores.

O profissional que trabalha com redes de computadores, é muito flexível no que diz respeito as opções em que pode atuar no mercado de trabalho. Os conhecimentos adquiridos na carreira e em cursos e certificações, abre um leque enorme no ramo de atuação em que o profissional pode atuar. De arquiteto de soluções a administrador local de uma rede de computadores, pode atuar em várias funções.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 16/2017 de 25/07/2017

Público-alvo

- Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com TI, mais especificamente com redes de computadores;
- Analistas de suporte;
- Técnicos em Informática;
- Analistas e administradores de rede;
- Profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas.

Método

O curso é baseado em problemas trazidos pelos alunos ou propostos pelo docente e tem como eixo condutor um projeto voltado para a gestão de redes de comunicação de dados. São realizadas atividades individuais e em grupo, com discussões para proposições de soluções de questões de rede de comunicação de dados, estudos de caso e simulações em laboratório de problemas relacionados com situações reais de trabalho. As aulas são desenvolvidas também em laboratórios de software e redes.


Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 1, 2, 3 e 4 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Redes de Computadores, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 12, 13, 14, 15, 16 e 17 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Segurança em Redes de Computadores, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Redes de Computadores, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Livro:
Glossário de termos técnicos de TI. Autor: Alex de Lima Cabral , Francisco Gyenge , Marcos Aurélio Bianchi. Editora: SENAC SP
 
Livro:
Redes de Computadores – Teoria e Prática. Autor: Alex de Lima Cabral, Márcio Roberto Seraggi. Editora: SENAC SP
 
Livro:
Material Oficial da CISCO online.
 
Livro:
Windows Server 2016. Autor: Marcio Roberto Seraggi. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso