Cursos Técnicos

Técnico em Óptica

O curso habilita o aluno para realizar o aviamento da prescrição óptica, vender produtos e serviços ópticos, confeccionar óculos, adaptar lentes de contato e elaborar laudos técnicos de lentes oftálmicas, armações, óculos e lentes de contato.
Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Técnico em Óptica

Mercado de Trabalho

O setor óptico vem passando por transformações nos últimos anos. Se, por um lado, a evolução tecnológica aliada à maior conscientização da população no que diz respeito à saúde dos olhos fez com que surgissem novos serviços, materiais, produtos, sistemas, equipamentos e técnicas com a finalidade de dar ao usuário mais qualidade e conforto para reabilitação da saúde visual, por outro os óculos também são vistos, hoje, como artigos de moda, potencializando as oportunidades no segmento e contribuindo para as mudanças que vêm ocorrendo nesse mercado. Com a diversidade e constante mudança dos designs de armações e o rápido avanço da tecnologia das lentes oftálmicas que possibilita opções personalizadas, mais finas, leves e transparentes, os óculos tornaram-se acessórios, permitindo ao usuário ter vários pares para combinar com seu estilo e ocasião.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial tem necessidade de alguma correção visual, sendo que 80% destas deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas. No Brasil estima-se que haja mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão, mas apenas 36 milhões buscam resolvê-lo. Segundo Bento Alcoforado, presidente da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica)3, existe uma grande parcela de brasileiros que necessita de correção visual, mas que ainda não usa óculos. Já quando o assunto é lentes de contato, estima-se que no Brasil haja 1.700.000 usuários e, se o país seguir as tendências internacionais, que indicam que 8% da população usa lentes de contato (como nos EUA e Japão), esse mercado pode subir no nosso País para 12.800.000 usuários.

Diante disso, as lojas ópticas já não são consideradas apenas um comércio, mas uma solução para as necessidades do consumidor. Leis federais, estaduais e municipais regulamentam a obrigatoriedade de Técnicos em Óptica em estabelecimentos que fabricam e comercializam os produtos ópticos, considerando que o uso inadequado dos produtos ópticos pode potencializar os danos causados à saúde visual.

Nesse cenário, o Senac São Paulo oferece a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Óptica, visando promover a formação de profissionais capazes de atender às atuais demandas do segmento, por meio de uma atuação acorde às atribuições e aos limites de atuação da ocupação e em consonância com a legislação vigente, de forma a contribuir com a saúde visual da população.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 16/2017, de 25/07/2017.

Público-alvo

Pessoas interessadas em atuar no segmento óptico, como consultor óptico, no atendimento ao cliente em óticas e a ser o responsável técnico pela ótica, pelo centro de adaptações de lentes de contato e por laboratórios de surfaçagem e montagem.


Método

O curso possui aulas dinâmicas e interativas, com atividades práticas realizadas em laboratórios, com equipamentos que simulam a atividade profissional do mercado de trabalho.

Estágio

Parta este curso, o Estágio não é obrigatório.
O aluno que optar pelo estágio deverá ter, no mínimo, 17 anos de idade, e poderá iniciá-lo após ter cursado as Unidades Curriculares 1 e 2. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 120 horas, equivalentes a 10% do total de horas da Habilitação.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Óptica, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).


Livro:
Introdução ao Cálculo de Lentes Oftálmicas. Autor: Dias, A.. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso