Cursos Livres

Ciclo do Saneamento: tratamento de água e efluentes

Aperfeiçoar a formação de profissionais devidamente qualificados para atuação em empresas de saneamento (públicas ou privadas), indústrias ou órgãos ambientais, buscando contribuir para a redução dos déficits e para a melhoria do atendimento das demandas do setor de saneamento no Brasil.

Carga horária: 60 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

A compreensão das relações existentes entre os serviços de saneamento básico, promoção de saúde pública e preservação e conservação do meio ambiente constitui uma das principais etapas do desenvolvimento de um modelo de planejamento de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O conjunto de atividades que compõem o Saneamento Básico está diretamente ligado à promoção de saúde pública de maneira preventiva.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria CNI, (2016), alguns fatores que comprometem o desenvolvimento do setor de saneamento incluem deficiências de gestão nas companhias de saneamento brasileiras (em geral, municipais e estaduais), que enfrentam a falta de quadros técnicos e de recursos, bem como dificuldades na capacitação e atração de pessoal técnico qualificado.

Público-alvo

Este curso se destina a estudantes e profissionais da área ambiental, especialmente técnicos químicos, ambientais, engenheiros ambientais, biólogos, químicos e profissionais que atuam ou que pretendem atuar com tratamento de água e efluentes

Método

O curso promove o conhecimento dos requisitos legais, estudo de casos, visitas técnicas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos.


Programa

Gerenciar e monitorar processos de tratamento de água e efluentes.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Ciclo do Saneamento: tratamento de água e efluentes

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.