Cursos Livres

Geoprocessamento como Ferramenta para Planejamento e Gestão Ambiental

Aperfeiçoar profissionais para planejar e elaborar mapas georreferenciados, abordando conceitos de cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG) como instrumento de apoio à gestão ambiental.

Carga horária: 48 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Geoprocessamento como Ferramenta para Planejamento e Gestão Ambiental

Mercado de Trabalho

A área de geoprocessamento vem se consolidando como um campo bastante promissor de atuação profissional. Profissionais que atuam nessa área têm origens diversas e geralmente migraram para este campo profissional em virtude das exigências crescentes no campo da gestão ambiental e de processos produtivos.

A massificação atual do Geoprocessamento criada com o advento da plataforma Google Earth, como pelo desenvolvimento de aplicativos de geolocalização, não diminuiu a importância de profissionais do campo das geotecnologias.

Pelo contrário, em virtude da grande produção de dados, originados de diversas fontes e nas mais variadas escalas suscitou um forte trabalho na validação e consolidação de informações espaciais, ao passo que as técnicas de processamento de imagens orbitais, geoestatística, geocodificação, análise de redes, entre outras, ainda continuam sendo aplicadas por um pequeno número de profissionais.

Assim, é evidente a grande vantagem no mercado de trabalho para os profissionais que ampliam suas áreas de atuação para o campo das geotecnologias, sobretudo no campo da gestão de processos produtivos e ambiental, objetivo este que o curso se propõe a colaborar.

Público-alvo

Para estudantes, profissionais e interessados em atuar na área demeio ambiente, biologia, ecologia, geologia, geografia, engenharia, arquitetura, agronomia, sociologia, gestão pública e áreas afins.

Método

O curso promove o conhecimento dos conceitos de Geoprocessamento, práticas de cartografia básica, Sistema de Informações Geográficas (SIG), apresentações em seminários, simulações de contexto, entre outras.

Programa

Cartografia;
Geoprocessamento;
Sistemas de Informações Geográficas (SIG);
Sensoriamento Remoto;
Sistema de Posicionamento Global;
Georreferenciamento;
Produção de Layouts.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Geoprocessamento como Ferramenta para Planejamento e Gestão Ambiental.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.