Cursos Livres

Prontuário do Paciente

Objetivo

Este curso tem como objetivo capacitar o participante para reconhecer práticas de organização, classificação e arquivamento de prontuários de pacientes atendidos no sistema hospitalar ou atenção primária, em formato físico ou digital, em instituições públicas ou privadas.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades propostas neste curso requer conhecimentos básico em informática (pacote Office).

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

Panorama de mercado
O prontuário médico e do paciente (PM) é um conjunto único que reúne documentos referentes ao atendimento e prestação de serviços à saúde dos indivíduos, tanto na atenção primária à saúde quanto nas organizações hospitalares.

Por meio deste documento é possível avaliar a qualidade do cuidado oferecido aos usuários, gerenciar e estruturar os gastos das unidades além de servir como fonte de informação para pesquisa, ensino e formulação de políticas públicas. Por fim, o prontuário pode ser considerado documento legal perante processos judiciais.

Dada sua importância e significado para o contexto dos serviços de saúde, é necessário que o processo de gestão do PM seja organizado e sistematizado, em consonância com a legislação dos órgãos de classe dos profissionais e dos trâmites administrativos e organizacionais das instituições públicas e privadas.

Com a ampliação do acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação foi necessário que as instituições de saúde alinhassem a gestão de seus PM ao cenário tecnológico contemporâneo, implementando assim práticas mais ágeis de acesso, preenchimento, armazenagem e avaliação dos documentos produzidos em seu cotidiano. Esse novo contexto de gestão requer um profissional diferenciado e capaz de atender às novas exigências da gestão do PM, nos diferentes tipos de serviços e capazes de refletir sobre a importância dessa documentação para a melhoria continuada das organizações e profissionais de saúde.

Atuação no mercado de trabalho
Ao final deste curso o participante será capaz de:
- Identificar a documentação mínima e o fluxo de prontuários de pacientes, físicos e digitais, de acordo com as técnicas de arquivamento e protocolo da instituição na qual atua, mantendo integridade e sigilo das informações.
- Controlar a entrada e saída de prontuários de pacientes, avaliando as condições dos documentos, de acordo com critérios estabelecidos pela organização.


Público-alvo

Este curso destina se à pessoas que desejam atuar de área de arquivos de saúde públicos ou privados.

Método

A proposta metodológica deste curso prevê a discussão conceitos e aplicações da gestão do prontuário do paciente. Também serão realizados exercícios, simulações e discussão de casos.

Programa

- Reconhecimento do fluxo de organização e arquivamento de prontuários do paciente em instituições de saúde.
- Identificação processos de arquivamento e ordenamento aplicado para prontuários do paciente.
- Geração relatórios e documentos informativos de caráter epidemiológico.
- Manuseio documentos físicos e digitais de forma a preservar sua integralidade.
- Pesquisa, localização e recuperação de documentos, física ou digitalmente, disponibilizando para empréstimo.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Prontuário do Paciente.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.