Cursos Livres

Agente de Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica, é a porta de entrada ao Sistema Único da Assistência Social, sendo que em sua maioria é executada a nível municipal, circunscritas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Configurando-se, atualmente, como uma tendência de espaço no mercado de trabalho, gerando empregabilidade aos agentes de proteção social básica.

Carga horária: 240 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Em 1988, diante da ampliação das discussões e aprovação da Constituição Federal, estabelece-se um modelo de segurança social, de caráter universalista baseados em direitos de cidadania. Desse modelo, emerge um novo sistema de segurança social, que atualmente, compõe o tripé: seguridade social, saúde e assistência social. A partir desse marco, esses três pilares, passam a ser incorporados nas legislações vigentes e a assistência social é reconhecida como política pública, referenciada nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal, que a reconhecem como um direito universal.

A partir desse reconhecimento, em 1993 a Política de Assistência Social avança de forma significativa e estabelece a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), que afirma a Política de Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado.
É nesse cenário, de consolidação da política de assistência social, que surge o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Segundo a Norma Operacional Básica da Assistência Social (2005) , o Suas é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira.

Conforme orienta a Política Nacional de Assistência Social (2004), a Proteção Social Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social. É executada a nível municipal, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos Cras.

Diante desse cenário, observa-se que os serviços que compõe a Proteção Social Básica atendem à demandas e grupos diversos. Assim, faz-se necessária a construção de uma plataforma de curso, voltada para os agentes profissionais, em sua maioria de nível de escolaridade médio, que atuam diariamente no interior dos serviços acima, na perspectiva de apresentar temas relacionados como: planejamento da atuação de proteção social no território; mobilização das práticas de proteção social no território e realização de orientação social de proteção social no âmbito dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais.

Público-alvo

O curso é voltado para os agentes profissionais, em sua maioria de nível de escolaridade médio, na perspectiva de apresentar temas relacionados como: planejamento da atuação de proteção social no território; mobilização das práticas de proteção social no território e realização de orientação social de proteção social no âmbito dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como exposição dialogada, discussão de vídeo, discussão de caso, atividade em grupos com apresentações em plenária, dramatização, painel.

Programa

- Planejar a atuação de proteção social no território
- Mobilizar práticas de proteção social no território.
- Realizar orientação social de proteção social no âmbito dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Agente de Proteção Social Básica, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);

CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.