Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção

Objetivo
Especializar Técnicos em Segurança do Trabalho no setor da construção, de forma que sejam capazes de reconhecer e avaliar nos canteiros e frentes de trabalho os riscos potenciais, com base no conhecimento dos processos e projetos construtivos, que possam gerar situações de trabalho inadequadas aos trabalhadores e ao entorno da obra.

Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Para matrícula nesta especialização técnica, o candidato deve ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: Habilitação Técnica de Nível Médio - Completa
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os 
<br>
<br>cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que 
<br>
<br>seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

O egresso do curso de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção, poderá atuar em canteiros de obras e em frentes de trabalho nas esferas pública ou privada, no controle de riscos dos processos construtivos, na conscientização da utilização segura dos equipamentos e máquinas e na prevenção de acidentes.

Panorama de mercado
O setor da construção é responsável por um alto índice de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais em função da exposição dos trabalhadores a fatores de risco, como vibração, trabalhos em altura, ruídos, esforços repetitivos, choques elétricos, soterramento, desabamento, agentes químicos, além dos problemas sociais como o alcoolismo, cultura, entre outros.
Agregado a esses fatores, destaca-se o aumento da produtividade que as empresas almejam e o processo de terceirização cada vez mais forte no setor. Cargas horárias excessivas, prazos mais limitados para atender aos agentes financiadores, ao poder público e à iniciativa privada, têm levado ao adoecimento dos trabalhadores e o crescimento do número de acidentes fatais neste segmento.
No Brasil, conforme dados oficiais da Previdência Social, em 2009 ocorreram 733.365 mil acidentes de trabalho nos diversos ramos da economia, dos quais 2.496 resultaram em mortes e 13.047 deixaram as vítimas incapacitadas permanentemente para o trabalho. Em 2009, foram gastos 50,8 bilhões em aposentadorias especiais e em custos de acidentes e doenças do trabalho. As formações específicas na área de Segurança do Trabalho podem ajudar a reduzir este cenário.


Ato de Autorização

Portaria Senac/Geduc - SE nº 01/2011 de 06/01/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 148, em 05/04/2011

Público-alvo

Técnicos em Segurança do Trabalho que desejam atuar ou expandir seus conhecimentos no segmento da construção.

Método

Proposta metodológica
São propostas atividades como estudo de casos e do meio, problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos. As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto a ser desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares aos encontrados nas condições reais de trabalho e que estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.


Programa

Certificação

Ao portador do diploma de Técnico em Segurança do Trabalho que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular deste plano de curso será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Segurança do Trabalho na Construção com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.



O Senac oferece o material didático

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
curso especialização técnica para segurança do trabalho, curso de segurança na construção, curso técnico em segurança do trabalho na construção, segurança do trabalho na construção, Senac, sp
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.