Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Programa Aprendizagem

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Asseio e Conservação

O curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Asseio e Conservação busca favorecer o desenvolvimento de habilidades para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham nas áreas de asseio e conservação das empresas.

Atende à demanda de formação de profissionais para esse segmento, favorecendo o posicionamento ético, sustentável e empreendedor e sensibilizando os jovens para a necessidade de aprimoramento contínuo para, assim, ter ampliadas suas chances de inclusão, escolha e mobilidade profissional e social, num cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador.

Carga horária: 1580 horas


Ter de 18 a 24 anos na data de término do programa.

Escolaridade mínima: Estar frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o ensino médio.
Aprendizes contratados por empresas do ramo de asseio e conservação, tais como: empresas de limpeza pública e privada, serviços de portaria, zeladoria, lavanderia e jardinagem. É obrigatório que estejam matriculados e frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio.

Obs.: os pré-requisitos como idade máxima e comprovação da escolaridade poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O jovem que concluir esta aprendizagem deverá ser capaz de:
- Facilitar o fluxo e o processo de trabalho em empresas de asseio e conservação, compreendendo a estrutura, a organização e a importância dos serviços prestados por essas empresas em espaços públicos e privados, valendo-se de ferramentas tecnológicas e adotando atitude resiliente, sustentável, empreendedora, ética e cidadã, a fim de contribuir com os resultados esperados na empresa e tomar decisões embasadas, que ampliem suas possibilidades de sucesso pessoal e profissional.

- Atuar com qualidade nas atividades rotineiras das áreas de asseio e conservação e buscar aprimoramento contínuo, identificando as necessidades e características dos serviços e adotando técnicas e procedimentos adequados para cada um deles, norteando-se pelos princípios da sustentabilidade, da segurança, da ética e do respeito às pessoas, a fim de tornar os ambientes mais agradáveis, seguros e funcionais para todos, atingir os resultados esperados pela organização e projetar-se no mercado de trabalho globalizado.

Panorama de mercado
O relatório Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude 2010, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresenta taxas de desemprego alarmantes e perspectivas pessimistas de inserção de jovens no mercado de trabalho. Este relatório assinala que nas economias em desenvolvimento, onde se encontram noventa por cento dos jovens e onde se encaixa o Brasil, existe mais vulnerabilidade às crises, ao desemprego e aos riscos sociais juvenis.

Nesse contexto, o Senac São Paulo desenvolveu o programa Aprendizagem: Infraestrutura, que busca favorecer o desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham nas diversas áreas de asseio e conservação, como: portaria, zeladoria, limpeza pública e limpeza de ambientes internos, lavanderia e jardinagem, atendendo à demanda de formação de profissionais para esse segmento.



Público-alvo

Este curso destina-se a jovens, na condição de aprendiz, contratados e encaminhados por empresa e que necessitam de formação inicial para o trabalho.

Método

Proposta metodológica O curso privilegia ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento, a troca de experiências e o incentivo à pesquisa, por meio de uma aprendizagem teórica e prática. A aprendizagem prática acontece na empresa contratante, que deve acompanhar as atividades do aprendiz, respeitando cronograma para rodízio de funções e áreas, bem como favorecer um ambiente propício para o seu desenvolvimento, sempre contando com equipes de orientadores do Senac para este trabalho diário.

Programa

Aplicar o regulamento interno e executar atividades administrativas e rotinas de vistoria relativas à manutenção preventiva, corretiva ou preditiva.
Requisitar e acompanhar atividades de manutenção e reparos em sistemas elétricos e eletrônicos de um empreendimento.
Requisitar e acompanhar atividades de manutenção e reparos de carpintaria, alvenaria e sistemas hidráulicos de um empreendimento.
Realizar rotinas de vistoria relativas à manutenção preventiva, corretiva ou preditiva.
Auxiliar em procedimentos rotineiros de manutenção elétrica e mecânica.
Auxiliar na substituição ou conserto de instalações hidráulicas.
Auxiliar na execução de reparos e substituições de carpintaria e alvenaria.
Executar atividades de limpeza e conservação em espaços públicos.
Executar atividades de limpeza e conservação em áreas internas e externas de condomínios residenciais e comerciais, indústrias e empresas.


Certificação

A certificação inclui a aprendizagem realizada no Senac e na empresa.


Documentos para Matrícula

Aprendiz:
- RG: uma cópia simples;
- CPF: apenas para apresentação;
- Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas, ou
- Histórico escolar de conclusão do ensino médio - original com cópia simples para autenticação no Senac ou uma cópia autenticada;
- Autorização de saída para visitas técnicas monitoradas e culturais quando o jovem for menor de 18 anos.
- CTPS: apenas para apresentação: página de identificação, foto e registro do contrato de Aprendizagem.

Empresa:
- Via do contrato de Aprendizagem.
- Cópia da Guia GFIP (apenas se a empresa não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes).
- Via do Plano de Atividades.

Importante: O programa é isento de pagamento.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Asseio Limpeza Aprendizagem aprendiz, senac