Home  >  Cursos Livres  >  Ergonomia da Atividade Aplicada

Cursos Livres

Ergonomia da Atividade Aplicada

Objetivo:

Preparar profissionais para auxiliar na elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho, identificando situações de risco nos postos de trabalho e na implantação dos comitês de ergonomia, visando a prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores.


Carga horária: 48 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Curso Livre Ergonomia da Atividade Aplicada

Mercado de Trabalho

Os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho assumem cada vez mais importância estratégica para o planejamento das organizações. No entanto, apesar dos crescentes esforços, o Brasil ainda é um dos países que apresenta altos índices de acidentes de trabalho e incidência de doenças ocupacionais, segundo dados da Previdência Social.
O atual padrão de competitividade, o uso de alta tecnologia e a gestão flexível modificaram a forma como o trabalho é realizado, trazendo impactos à saúde dos trabalhadores.
A Ergonomia da Atividade surge como uma metodologia de análise que trata o trabalho em sua complexidade. No Brasil, ainda existem limitações no real entendimento do que é a Ergonomia, que muitas vezes é associada apenas à ideia de mobiliário e postura. A Ergonomia da Atividade nos traz um universo de imersão na realidade do trabalho, que envolve diversos outros aspectos que impactam na saúde do trabalhador. Em uma central de telemarketing, por exemplo, o mobiliário pode estar adequado à normatização e os trabalhadores podem não ter queixas quanto à postura adotada. Mas, e as metas às quais esses profissionais podem estar submetidos? O treinamento é eficaz? O sistema de computador auxilia na realização das tarefas ou é outro fator limitador que pode atrapalhar seu desempenho? Como é a relação com a alta gestão? Quem prescreve o trabalho entende a realidade de quem o executa? Esses e tantos outros aspectos são exemplos de questões que devem ser abordadas durante a realização da Análise Ergonômica do Trabalho, obrigatória por meio da Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego em todo âmbito nacional.

Público-alvo

Este curso destina-se a estudantes e profissionais da área de saúde, segurança do trabalho ou outros profissionais que tenham interesse em conhecer a área de ergonomia e a Análise Ergonômica do Trabalho.


Método

O curso prevê o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, visando aproximar o aluno da realidade do mercado de trabalho.

Programa

1. Identifica riscos ergonômicos de acordo com a legislação vigente, normas aplicáveis e literatura técnica.
2. Aplica metodologias e instrumentos de avaliação de riscos ergonômicos.
3. Estabelece planos de melhoria para transformação das condições do trabalho de acordo com a especificidade de cada situação.
4. Colabora na elaboração da análise ergonômica do trabalho de acordo com a demanda e contexto da situação.
5. Colabora na implantação do Comitê de Ergonomia direcionando suas ações de acordo com o plano de melhoria pré-determinado.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Ergonomia da Atividade Aplicada.


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.