Cursos Livres

Esterilização e Medidas de Biossegurança

Aperfeiçoa o profissional promovendo conhecimentos relativos às etapas de recebimento, limpeza, desinfecção, inspeção, acondicionamento, esterilização e armazenamento de artigos (materiais e instrumentos), utilizados em procedimentos cirúrgicos e estéticos, de acordo com as normas de biossegurança.
O curso se diferencia por abordar os conceitos e fundamentos referentes a todas as etapas do processamento de materiais, além de caracterizar os riscos ocupacionais, princípios de ação físico-química dos agentes utilizados, normas e técnicas, métodos específicos e tecnologias apropriadas para as ações desenvolvidas na esterilização e medidas de biossegurança.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Esterilização e Medidas de Biossegurança

Mercado de Trabalho

A esterilização é o processo que promove a eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos (vírus, bactérias, fungos, etc.) por meio do uso de agentes químicos ou físicos. O local destinado para tais procedimentos é conhecido como Central de Materiais e Esterilização (CME). Nesse setor é realizado o processamento de artigos contaminados e a assistência ao cliente é prestada indiretamente.
Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis pela limpeza, preparo, acondicionamento, esterilização, estoque e distribuição de artigos utilizados nas áreas de saúde e beleza.


Público-alvo

Esse curso está destinado aos estudantes e profissionais da área da saúde, manicure e pedicuro, podologia e representantes comerciais de instrumentação cirúrgica.

Método

O curso prevê aulas expositivas com o apoio de recursos multimídia, elaboração de mural, visita técnica e apresentação e discussão de vídeo.

Programa

- Diferencia as áreas da Central de Materiais e Esterilização.
- Reconhecimento as etapas do processamento de artigos realizada em cada área da Central de Materiais e Esterilização.
- Identificação das normas que regulamentam os processos realizados na Central de Materiais e Esterilização.
- Diferencia os testes relativos ao controle de qualidade dos processos realizados na Central de Materiais e Esterilização.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Esterilização e Medidas de Biossegurança.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF.


Observações

Este curso foi reformulado e seu título anterior era Central de Materiais e Esterilização.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.