Programa Aprendizagem

Aprendizagem Profissional em Serviços Comerciais

O curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Comerciais busca favorecer o desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham nas áreas e departamentos comerciais das empresas.

Atende à demanda de formação de profissionais para esse seguimento, favorecendo o posicionamento ético, sustentável e empreendedor e sensibilizando os jovens para a necessidade de aprimoramento contínuo para, assim, ter ampliadas suas chances de inclusão, escolha e mobilidade profissional e social, num cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador.

Carga horária: 1560 horas


Ter de 18 a 24 anos na data de término do programa.

Estar contratado como aprendiz para atuar nas ocupações de Operador de caixa, Operador de telemarketing ou Vendedor. É obrigatório que estejam matriculados e frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio.

Obs.: os pré-requisitos como idade máxima e comprovação da escolaridade poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

Mercado de Trabalho

O programa de Aprendizagem tem o objetivo atender a Lei 10.097/2000, seus decretos e portarias e proporcionar formação profissional inicial com foco na qualidade dos serviços prestados e em atitudes empreendedoras e sustentáveis a jovens contratados na condição de aprendizes pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo por meio de programa que organiza de forma processual e metódica atividades conceituais correlatas com as atividades práticas das empresas contratantes.
Pretende oferecer mais uma alternativa para minimizar a disparidade entre as exigências do mercado e a qualificação dos seus futuros profissionais. Por um lado, a internacionalização do trabalho, as alterações significativas em sua organização, as mudanças tecnológicas, a constituição das relações profissionais e a preocupação com a preservação do meio ambiente interferem nos cenários organizacionais e exigem cada vez mais elevados níveis de qualificação.
Por outro, a oportunidade de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nem sempre está disponível aos jovens dos setores populares o que gera uma situação social desfavorável e que em nada contribui para a participação igualitária no mundo do trabalho.
O relatório Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude 2010, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresenta taxas de desemprego alarmantes e perspectivas pessimistas de inserção de jovens no mercado de trabalho. Este relatório assinala que nas economias em desenvolvimento, onde se encontram noventa por cento dos jovens e onde se encaixa o Brasil, existe mais vulnerabilidade às crises, ao desemprego e aos riscos sociais juvenis.


Público-alvo

Este curso destina-se a jovens, na condição de aprendiz, contratados e encaminhados por empresas e que necessitam de formação inicial para o trabalho.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

A Prática Pedagógica dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac São Paulo visa ao desenvolvimento do jovem trabalhador, numa abordagem abrangente e integrada que prioriza a formação cidadã e garante as qualificações profissionais propostas.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional.


Programa

- Planejar e organizar ações de venda.
- Realizar a venda.
- Realizar ações de pós-venda.
- Organizar e realizar a abertura e fechamento do caixa.
- Organizar e realizar os processos de registro da venda de produtos/ serviços, no atendimento ao cliente.
- Elaborar o script de atendimento.
- Executar as abordagens ativa e receptiva do telemarketing.
- Realizar o atendimento pós-venda.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Aprendizagem Profissional em Serviços Comerciais, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Aprendiz:
- RG: uma cópia simples;
- CPF: apenas para apresentação;
- Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas, ou
- Histórico escolar de conclusão do ensino médio - original com cópia simples para autenticação no Senac ou uma cópia autenticada;
- CTPS: apenas para apresentação: página de identificação, foto e registro do contrato de Aprendizagem.

Empresa:
- Via do contrato de Aprendizagem.
- Cópia da Guia GFIP (apenas se a empresa não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes).
- Via do Plano de Atividades.

Importante: O programa é isento de pagamento.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Rua 24 de maio, 831 - Centro - Jaboticabal - (016) 3209-2800 - E-mail: 

Aulas

Início: 05/06/2018
Término: 05/11/2019
Terça: 13h30-17h30
Quinta: 13h30-17h30
O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
programa aprendizagem, aprendiz, aprendizagem profissional, aprendizagem profissional comercial em serviços comerciais, curso no Senac SP