Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Restaurante e Bar

Este curso tem como objetivo formar profissionais para planejar, executar, coordenar e supervisionar a operação de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, eventos e demais estabelecimentos e serviços deste setor. Visa ainda desenvolver o profissional para realizar atividades de acompanhamento, orientação, treinamento e avaliação de equipes de serviço de salão e bar.

Prepara também o participante para realizar controles administrativos e operacionais ligados ao estoque, às vendas e à manutenção de infraestrutura, equipamentos e utensílios. Além disso, busca formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

A ocupação está situada no eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer, cuja natureza é acolher, e pertence ao segmento de hospitalidade. Assim, ressalta-se que as bases da hospitalidade e da comensalidade são os pilares que sustentam o curso Técnico em Restaurante e Bar.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

A evolução da área da alimentação nos últimos anos permite visualizar diversas possibilidades de inserção profissional para o técnico em restaurante e bar, em função das novas tendências, tecnologias e modalidades de serviço nos segmentos da alimentação e hospitalidade. Atualmente, a alimentação fora do lar deixou de ser um hábito relacionado exclusivamente ao lazer, tendo se transformado em uma necessidade ligada à jornada de trabalho e seu impacto na rotina e no estilo de vida contemporâneos.

Com cerca de um milhão de estabelecimentos, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel, 2015), o setor de alimentação no Brasil demanda profissionais qualificados, que possam integrar suas equipes e enfrentar os desafios da área. Nesse cenário, a atuação do técnico em restaurante e bar ganha destaque, uma vez que sua formação lhe permite atuar em bares, restaurantes e demais estabelecimentos e eventos do setor de alimentos e bebidas, bem como em hotéis e outros meios de hospedagem, planejando, coordenando e supervisionando as equipes de serviço.

Um serviço hospitaleiro, atento, cortês e eficiente é fundamental para que o estabelecimento conquiste a fidelização de clientes e atinja maior lucratividade. E a atuação do técnico em restaurante e bar nesse sentido se dá não somente ao promover as experiências dos clientes por meio do contato direto com eles, mas também a partir da sua relação com funcionários das equipes de serviço de salão, cozinha e bar, bem como com proprietários, funcionários administrativos, fornecedores e prestadores de serviço, dentre outros.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 23/2016 de 29/11/2016.

Público-alvo

Este curso é voltado para pessoas interessadas em atuar no segmento da alimentação e hospitalidade planejando, coordenando e supervisionando as equipes de serviço de alimentos e bebidas.

Método

As aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.
O curso prevê atividades práticas realizadas em laboratório, com equipamentos que simulam a atividade profissional no mercado de trabalho, além de estudos de casos, simulações, experimentações, pesquisas individuais e em grupos, debates, visitas técnicas e trabalhos desenvolvidos na elaboração do projeto do curso.


Estágio

No presente curso, o estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos de idade, estar matriculado e estar frequentando regularmente o curso. Poderá iniciar o estágio após ter obtido aprovação nas unidades curriculares 1, 2 e 3. Sendo uma atividade opcional, fica sob a responsabilidade do aluno, identificar empresas/instituições para concessão do campo. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 80 horas, correspondentes a 10% do total de horas da habilitação.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, é conferido o diploma de Técnico em Restaurante e Bar, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).


Livro:
A&B de A a Z - Entendendo o setor de alimentos & bebidas. Autor: Luli Neri Riccetto. Editora: Senac Distrito Federal


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
serviços de alimentos e bebidas, aeb, a&b, serviço de alimentos, serviço de bebidas, servir, tipos de serviços, serviço de restaurantes, serviço de bares, serviço de, senac
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.