Cursos Técnicos

Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho

Este curso tem como objetivo especializar o aluno para participar da proposição e operação de ações que visam a identificação e controle de aspectos ambientais, tendo por objetivo a minimização de impactos ambientais. Além disso, colabora com o processo de licenciamento ambiental de organizações e também promove ações de educação ambiental.
Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho

Mercado de Trabalho

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (2015), em 2014, apenas 83% dos brasileiros tiveram acesso à água potável e apenas 41% do esgoto gerado no Brasil receberam tratamento adequado. Já em relação aos resíduos sólidos, em 2014, o Brasil gerou 78.583.405 toneladas, das quais apenas 58,4% receberam destinação final ambientalmente adequada (Abrelpe, 2015).
No entanto, considerando que é possível desenvolver um país economicamente e socialmente, protegendo o meio ambiente, as organizações públicas e privadas devem atender às legislações ambientais e realizar processos, respeitando o meio natural, controlando seus aspectos ambientais e minimizando seus impactos ambientais, tornando-se, assim, responsável socialmente e ambientalmente.
Nesse cenário, o técnico em segurança do trabalho especializado em Meio Ambiente integrará as suas ações para segurança do trabalhador com os controles dos aspectos ambientais e gerenciamento de impactos ambientais das organizações em que atuar, visando à melhoria da qualidade de vida da sociedade e também à proteção ambiental.
Portanto, o profissional poderá colaborar na gestão ambiental em organizações privadas ou públicas que visam atender à legislação ambiental e controlar seus impactos ambientais, bem como organizações que buscam ir além disso, implementando um sistema de gestão ambiental, promovendo, em conjunto com sua equipe de trabalho, ações que visam o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade.


Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 15/2016 de 26/07/2016 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo

Público-alvo

Técnicos em Segurança do Trabalho.

Método

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.


Estágio

No presente curso, o Estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular 2. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da especialização.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Especialização Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, é conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- RG (fotocópia);
- CPF (apresentação do documento).
- Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho (original e cópia simples ou
cópia autenticada).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
especialização técnica em meio ambiente para técnico em segurança do trabalho, responsabilidade socioambiental, educação ambiental, sistema de gestão ambiental, SGA, Senac.