Cursos Técnicos

Técnico em Enfermagem

O curso habilita técnicos de enfermagem que possam atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades do cuidado, de modo a atender às demandas no setor produtivo de saúde e na sociedade.

Para tanto, o laboratório de enfermagem conta equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho, corpo docente composto por enfermeiros experientes e parcerias de estágio com importantes estabelecimentos de saúde da região.

Formando profissionais da área de enfermagem há mais de 70 anos, o Senac São Paulo é reconhecido no mercado de trabalho e possui parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).
Carga horária: 1800 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Mulher com idosa olhando na mesma direção

Mercado de Trabalho

O crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida, a maior conscientização da população com relação à prevenção de doenças e a crescente preocupação com a saúde e bem-estar dos brasileiros nas últimas décadas ampliaram a demanda por serviços públicos e privados de saúde.

Para atender às necessidades da população, as políticas públicas de saúde estão cada vez mais voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde, o que contribui para a expansão da rede de atenção, para o aumento do número de leitos em hospitais e para a demanda de profissionais qualificados.

Nesta perspectiva, amplia-se o mercado de trabalho para profissionais do segmento saúde, com destaque para a área de enfermagem.

A formação técnica de nível médio é promissora em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. No Brasil, temos aproximadamente cerca de 2 milhões de profissionais, sendo que 1,5 milhão são técnicos e auxiliares de enfermagem. Apesar dos números apresentados, ainda há escassez de profissionais para o mercado, o que reforça a necessidade da oferta da habilitação profissional pelo Senac.

O participante, após esse curso, poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.

Ato de Autorização

Autorizado conforme Conselho Regional do Senac São Paulo Resolução nº 15/2016 de 26/07/2016.

Método

Estude em um laboratório de enfermagem com docentes, equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho.
Aprenda a partir da simulação de situações reais, pesquisas e atividades focadas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes/valores necessárias para o profissional Técnico de Enfermagem.


Estágio

O curso prevê 600 horas de estágio obrigatório, distribuídas em quatro momentos distintos. Será desenvolvido em atividades de até 6 horas, com base na Lei do Estágio 11.788/2008.
Dentro do período em que o aluno se matriculou (manhã ou tarde), o Senac se reserva no direito de alternar os horários de início e término do estágio, isso porque os campos de estágio onde a assistência de enfermagem se faz necessária (hospitais, clínicas, UBS, etc.), estipulam diferentes horários de entrada e saída.

O aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas do Senac e de cada estabelecimento de saúde.

Importante: Em cumprimento à Lei nº 13.287, de 11 de maio de 2016, as alunas gestantes e as lactantes (que estão amamentando) não poderão frequentar o estágio profissional supervisionado, planejado para o curso Técnico em Enfermagem, podendo implicar na interrupção do curso.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o diploma de Técnico em Enfermagem, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno deve adquirir para as aulas práticas em laboratório e estágio supervisionado:

- Jaleco branco com bolso superior e manga 3/4 ou manga longa;

- Caderneta para anotações;

- Máscara N95;

- Óculos de proteção;

- Garrote Tesoura inox ponta redonda.



Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Modelo de Laboratório - Senac Tiradentes

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, humanização na saúde, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, técnico em enfermagem, qualificação técnica de nível médio de auxiliar de enfermagem, cuidados, cuidador, cuidados de enfermagem de higiene e conforto, cuidados de enfermagem de recuperação e reabilitação, cuidados de enfermagem em ambientes especializados, cuidados em enfermagem a pacientes graves, cuidados de enfermagem para a promoção da saúde coletiva, cuidados de enfermagem para a promoção da saúde mental, atendimento domiciliar, homecare, curso técnico em enfermagem em são paulo